Notícias

[Faculdade de Direito da UFBA divulga lista de aprovados para especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade]

Faculdade de Direito da UFBA divulga lista de aprovados para especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade

Advocacia baiana foi contemplada com 1/4 das vagas por meio de parceria realizada pela ESA/OAB-BA

A Universidade Federal da Bahia divulgou a lista de aprovadas e aprovados na seleção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e Contemporaneidade, que materializou uma parceria entre a UFBA e a Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes da OAB da Bahia ao destinar 25% das vagas para a advocacia da capital baiana e de vários polos no interior do estado.

Voltado para a advocacia baiana, ativistas de Direitos Humanos, gestores públicos, comunidade acadêmica e agentes do campo jurídico, a especialização terá 150 vagas. A formação será realizada em formato híbrido com encontros presenciais, definidos em calendário, e com carga horária total de 390 horas/aula. A oferta ocorrerá nos Polos da UAB em Salvador (IAT), Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista. 

Cínzia Barreto, diretora da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, celebrou a parceria: "A ESA da OAB da Bahia dá um passo importante com essa qualificada parceria que atenderá a advocacia da capital e do interior da Bahia", destacou.

O Curso conta com docentes doutores e doutorandos e apoio do Grupo de Pesquisa Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos e do Projeto Centro Integrado de Direitos Humanos, e parcerias da OAB BA/ESA, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFBA/ACNUR e Defensoria Pública da União. 

 Serão ofertados vários componentes que irão discutir sobre a efetividade dos direitos humanos como algo em construção permanente teórica e prática e que partirá das contribuições das concepções críticas decoloniais e emancipatórias, através do confronto com as hierarquias de raça, gênero e sexualidade que foram criadas e fortalecidas pela modernidade, paralelamente ao processo de conquista e escravização de povos. Ademais, as temáticas do combate ao racismo, da migração forçada e dos refugiados climáticos serão debatidas transversalmente. Dentre as disciplinas que constam na ementa estão, Raça, Gênero, Etnia; Direitos Humanos I, II e III; Direitos dos Povos Tradicionais; Direito Ambiental e Sustentabilidade dentre outras. 

Para conferir a lista de aprovados, clique aqui.

Mais informações nos sites  www.direito.ufba.br e www.sead.ufba.br e através do e-mail [email protected].

Mais informações e inscrições:
SEAD-UAB | Edital para Seleção Pública de Estudantes - Especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade
https://sead.ufba.br/editais/07-2023-sead-uab-edital-para-selecao-publica-de-estudantes-especializacao-em-direitos