Lançamento da Conferência Nacional reúne dirigentes da advocacia

Rio de Janeiro (RJ) - Nesta quinta-feira, dia 29, na sede da OAB-RJ, os principais dirigentes da advocacia brasileira reuniram-se para o lançamento da 22ª Conferência Nacional dos Advogados, que acontecerá em outubro de 2014 no Rio de Janeiro.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, lembrou que a conferência é mais que um seminário ou um evento jurídico. "A conferência e o órgão máximo de consultoria do Conselho Federal. É a Conferência Nacional que define o caminho que a OAB vai tomar, e quero convidar todos para se transformarem em protagonistas dessas decisões. Vamos fazer desta a maior e melhor conferência de todos os tempos. Que seja um marco de defesa da ordem constitucional e da garantia dos direitos da pessoa humana. Que seja um grito contra a intolerância, o preconceito, a discriminação", disse Furtado.

Marcus Vinicius anunciou que na conferência do Rio de Janeiro haverá, pela primeira vez, um encontro de dirigentes da advocacia - com participação de diretores do Conselho Federal, de seccionais e subseções, além de conselheiros e presidentes de comissões. "Vamos ter um momento para reunir todos esses dirigentes e conversarmos sobre o trabalho que, de forma voluntária, é feito nas mais de 1.200 subseções, recebendo apenas o reconhecimento dos colegas", completou.

Para o presidente da Seccional carioca da entidade, Felipe Santa Cruz, a conferência no Rio será um momento fundamental para a advocacia diante da realidade social do país. "Estamos trabalhando na parte administrativa e de estrutura, mas teremos também que responder à pergunta: para que queremos realizar uma conferência? Em parte, para dar respostas ao que vimos nas ruas esse ano. O país está indo para sua sétima eleição presidencial após o retorno da democracia, com imprensa livre, tribunais funcionando, institucionalmente fortalecido, com eleições livres a cada dois anos. Porém, temos um povo que ainda quer tanto, ainda quer saúde, educação, mobilidade urbana, quer saber da vida dos governantes e cobrar deles suas demandas", disse Felipe, acrescentando que a 22ª Conferência Nacional será decisiva para o futuro da advocacia e do país.

"Por isso, a conferência não pode ser apenas uma festa. Ela só terá sentido se refletirmos sobre esses acontecimentos, se respondermos a essa cidadania que a história construída pela Ordem dos Advogados agora tem que estar a serviço desse povo, criando instrumentos para que este se sinta incluído no futuro dessa nação. Vamos refletir juntos sobre para onde vamos, sobre o mundo que queremos construir. Que cada advogado, dos estudantes aos mais famosos, se sinta dono de tudo isso. Esse é o convite do Rio de Janeiro a todos, sejam bem-vindos".

Felipe anunciou, ainda, os nomes de Evandro Lins e Silva e Heleno Fragoso como patronos nacional e local, respectivamente, da Conferência.

Na ocasião, foi assinado um convênio com a Universidade Estácio de Sá, que adquiriu antecipadamente nove mil inscrições para a conferência. Em seguida foi exibido vídeo contando a historia da Ordem, mostrando os momentos histórico do país em que a atuação da entidade foi decisiva para a garantia dos direitos constitucionais e do regime democrático.

Além do lançamento oficial, ao longo da quinta-feira foram realizadas outras atividades ligadas ao lançamento da conferência. Pela manhã, dirigentes de seccionais e caixas de assistência do advogado (CAAs) participaram da 34ª reunião do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida).

À tarde, aconteceu a reunião da comissão temária da Conferência Nacional, com a participação de juristas como José Afonso da Silva – o presidente da OAB Nacional lembrou que o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que fazia parte da comissão antes de ser nomeado para aquela Corte, solicitou a permanência no grupo que decidirá quais os principais assuntos serão debatidos em outubro de 2014.

Além de Furtado e Felipe, participaram da mesa a presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano; o coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais, Luís Cláudio da Silva Chaves; o chefe da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Paulo Marcondes Brincas; o conselheiro federal Wadih Damous; o secretário chefe do gabinete da Prefeitura do Rio de Janeiro, Gustavo Schimdt, representando o prefeito Eduardo Paes; e o presidente da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, Rogério Melzi.

Estavam presentes também diretores do Conselho Federal - o vice-presidente, Claudio Lamachia, o secretário-geral, Cláudio Pereira, o secretário adjunto Cláudio Stábile e o tesoureiro, Antonio Oneildo -; o presidente da Caarj, Marcello Oliveira; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Adilson Macabu; os membros honorários vitalícios do Conselho Federal José Roberto Batochio, Ernando Uchoa Lima e Roberto Busato; os conselheiros federais pelo Rio Luiz Gustavo Bichara e Sérgio Fisher; o presidente do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento Cordeiro; o presidente do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), Fernando Fragoso; os deputados federais Hugo Leal, Sergio Zveiter e Celso Jacob; o vereador Eliomar Coelho, além de diversos presidentes de seccionais de todo o país, de subseções fluminenses e de conselheiros federais e seccionais.

Fonte: OAB-RJ