Luiz Coutinho é empossado vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos

O advogado baiano Luiz Augusto Coutinho, diretor geral da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), tomou posse na tarde da última terça-feira (17) como vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) . O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado presidiu a cerimônia de posse dos membros da comissão, realizada no edifício-sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. O novo presidente da comissão, o ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro Wadih Nemer Damous Filho, prometeu retomar o tema dos Direitos Humanos para o cotidiano do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Damous disse que o o compromisso da comissão será o de honrar o trabalho de todas as gerações de grandes juristas brasileiros como Sobral Pinto, que lutou pelos direitos humanos. “Vamos trabalhar em conjunto com as Comissões das seccionais da OAB e com entidades da sociedade civil que estão ligadas diretamente ou indiretamente aos direitos humanos”, declarou.
O vice-presidente Luiz Augusto Coutinho prometeu uma defesa intransigente dos direitos humanos no Brasil. "Vamos trabalhar em eixos, pelo respeito às diferenças e ao  Estado Democrático de Direito, na defesa dos direitos civis e das minorias, do negro, da mulher, da comunidade LGBT, dos povos indígenas e pela melhoria da situação carcerária no país. Vamos apoiar as comissões da verdade em seu trabalho de 'exumar' a história da ditadura militar no Brasil e trabalhar pela devolução dos restos mortais das vítimas da ditadura às suas famílias".
Também participaram da cerimônia a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, o subprocurador-geral da República Moacir Mendes Sousa, o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz e o secretário-geral da OAB Nacional, Cláudio Pereira de Souza Neto.