Luiz Viana Queiroz é homenageado em Semana Jurídica da Unijorge

Com palestra voltada aos desafios da advocacia em tempos de crise, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, foi o convidado especial da abertura da Semana Jurídica da Unijorge, que, este ano, recebe seu nome, em homenagem aos advogados baianos. A exposição aconteceu na noite da última quarta-feira (04), no auditório Zélia Gattai, na sede da universidade, na Paralela, e marcou, oficialmente, o início da programação do evento, que segue com atividades até esta quinta-feira (05/05).
Emocionado com a iniciativa, Luiz Viana afirmou que “a homenagem foi direcionada a todos os advogados baianos e demonstrou o significado e a importância que a Unijorge dá à classe”. “Estou muito feliz com todo o evento e, principalmente, feliz por ter compartilhado um momento de reflexão com os alunos, onde contei algumas histórias envolvendo a advocacia. Acho que minha exposição contribuiu para que esses jovens pudessem compreender melhor sua relação pedagógica com seus professores”.
Responsável por representar a Unijorge durante as homenagens a Viana, a conselheira seccional e professora da universidade, Cinzia Barreto, afirmou que “a escolha do nome do presidente da OAB-BA para a Semana Jurídica foi dada em função do que ele representa e significa para a sociedade e para os advogados”: “Viana é um emblema que tem sido usado nas bandeiras de discussão de todas as questões que afligem o cenário político e jurídico na Bahia”, comentou.
Com opinião semelhante, o coordenador do curso de Direito da Unijorge, Ricardo Malfati, afirmou que a escolha do nome de Viana para a Semana Jurídica demonstra o  reconhecimento da universidade ao trabalho do presidente da Ordem, além de trazer a OAB ainda mais para perto dos alunos: “Luiz Viana é um exemplo de vida e de dedicação a todo advogado. Homenageá-lo é homenagear todos os advogados baianos”, disse.
Além das homenagens, o primeiro dia da "Semana Jurídica Luiz Viana Queiroz" contou com a conferência de abertura “A Representação Feminina na OAB”, ministrada pela vice-presidente da seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, com palestras e com a apresentação de algumas comissões da OAB-BA aos alunos da Unijorge, entre elas, a de Ensino Jurídico, da Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia e da Saúde.
“Acho muito importante que não só o presidente da OAB, mas que toda a entidade esteja presente numa instituição de ensino, porque mostra a aproximação que a Ordem busca com aquele que estará, no futuro, em seu quadro de profissionais. E este evento de hoje, particularmente, serviu para nos mostrar um pouco melhor a realidade da carreira, o que devemos encontrar pela frente e como devemos agir enquanto profissionais”, finalizou o aluno Luiz Colavolpe.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)