OAB-BA discute atuação feminina em espaços de poder na Semana do Advogado

A OAB da Bahia, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), promoveu, na última sexta-feira (07/08), no Salvador Dali Restaurante (Rio Vermelho), o jantar de adesão “Atuação Feminina em Espaços de Poder”. Integrando a Semana do Advogado da seccional, o evento foi criado com o objetivo de discutir o papel da mulher na vida política e em demais locais de poder.

Participaram do jantar a professora Marília Muricy, palestrante da noite, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, a secretária-geral, Ilana Campos, o diretor-geral e a diretora da ESA/BA, Luiz Coutinho e Ana Patrícia Leão, a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB/BA, Andrea Marques, a conselheira seccional Cyntia Possidio, a advogada Fernanda Barreto, a defensora pública Soraia Ramos, a coordenadora do Núcleo da Mulher do MP-BA, Márcia Teixeira, e a procuradora do município Lisiane Guimarães.

“Esse evento serviu para unir mulheres e homens acerca de um tema amplo, que transcende a questão da ocupação de lugares de poder. Essa discussão vai além e abrange questões como o acolhimento feminino, a ternura da mulher, a sua capacidade de viver a vida, de ouvir o outro e de estar aberta ao diálogo. Enfim, questões que, mais do que a discussão dos espaços de poder, são fundamentais para a construção de um novo mundo”, destacou Marília Muricy.

Para Ana Patrícia, o encontro serviu, entre outras coisas, para estimular as advogadas a participarem da Ordem: “Esse jantar foi importante para que pudéssemos despertar o interesse das mulheres nas atividades políticas da OAB-BA, não porque desejam preencher cotas, mas porque entendem a importância de ocupar os espaços da seccional”, pontuou.

Ainda em seu discurso, Patrícia destacou o crescente papel da mulher na OAB-BA, nos últimos anos: “A atuação feminina teve grande destaque na última gestão da seccional baiana. Tivemos diversas mulheres presidindo comissões e nove presidindo subseções, isso sem falar na valorização das advogadas idosas, que, depois de enfrentarem grande preconceito em sua época, estão sendo acolhidas pela OAB-BA, e das jovens advogadas, que estão chegando na seccional com toda vontade de trabalhar”, afirmou.

As advogadas também tiveram destaque no discurso de Ilana Campos:  “Esse evento aqui, hoje, é uma coroação da mulher na advocacia. Por tradição, as mulheres nunca gostaram de traição, e a política é repleta de traição. Mas a legislação, o legislador e a própria estrutura da evolução da mulher na sociedade fizeram com que ela fosse chamada ao poder. E, agora, estamos aqui. Os 30% serão 60% em breve”, ressaltou Ilana, em referência à cota de 30% de mulheres nas chapas da Ordem, prevista pelo Conselho Federal da OAB.

Para o presidente Luiz Viana, a lição mais importante do evento foi mostrar que o preconceito contra a mulher é uma questão “passível de superação”: “Nós, da OAB, acreditamos que é possível superar as discriminações de gênero, uma vez que elas se apresentam como uma questão humana. E, assim como as outras questões humanas, são passíveis de transformação na história. Portanto essa foi uma noite memorável, que falou um pouco mais o universo feminino e a importância da participação da mulher nos espaços de poder. Saio daqui muito satisfeito com essa discussão”, concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)