Notícias

OAB-BA discute novas profissões no direito

A OAB da Bahia, por meio da OAB Jovem e da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA), e o Instituto Brasileiro de Direito do Mar (IBDMAR) promoveram, na última terça-feira (29/09), o I Seminário de Novas Perspectivas Profissionais. Com palestra dos advogados Wagner Menezes, Thiago Borges e Lucas Faillace, o evento discutiu as perspectivas de carreiras que estão em crescimento, entre elas, Direito Internacional, Direito do Mar e Comércio Exterior. Ainda no seminário, realizado na sede da ESA/BA, na Rua do Carro, houve uma sessão de autógrafos da obra “Curso de Direito Institucional Público e Direito Comunitário”, do professor Thiago Borges.
“Todos nós sabemos que estamos vivendo um momento de crise, com desestímulo da advocacia. Então esse encontro serviu para apresentar novas oportunidades de trabalho para os advogados, principalmente os mais novos, despertando o interesse deles por essas áreas”, explicou a vice-diretora da ESA/BA, Ana Patrícia Dantas.
Para Thiago Borges, tem sido uma tarefa difícil fazer com que o Direito Internacional seja visto como uma oportunidade de trabalho pelos advogados: “As pessoas têm mania de reduzir a área à Diplomacia. Mas, só no Direito do Mar, temos diversos campos, como o Direito Aduaneiro e o Direito da Mineração Marítima. E, aqui, na Bahia, com sua imensa costa, existe uma enorme demanda de profissionais capacitados”, explicou.
A procura por mão de obra qualificada também foi tema da fala de Wagner Meneses: “Existe um campo aberto nessas novas áreas, uma vez que muitas pessoas desconhecem essas novas profissões e também desconhecem o fato de que 90 % das nossas exportações são feitas pelo mar. Temos, portanto, que abrir novas possibilidades de atuação nesses espaços”, explicou. 
Além de Ana Patrícia, Thiago Borges e Wagner Menezes, participaram da mesa alta do evento o presidente da OAB Jovem, Luiz Gabriel, a conselheira Daniela Borges e o palestrante e membro da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Lucas Faillace. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA