OAB-BA discute políticas afirmativas e cotas raciais

A OAB da Bahia promoveu, no dia 25 de maio, o debate "Políticas Afirmativas: Cotas Raciais". Coordenado pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da seccional, por meio da presidente Dandara Pinho, o evento foi realizado no auditório da entidade e contou com a participação dos professores Jacques d’Adesky, Luiz Fernando Martins da Silva e Humberto Luiz Oliveira, ministrando, respectivamente, as palestras "Ação afirmativa no serviço público federal: cotas raciais em debate no Supremo Tribunal Federal"; "Democracia representativa no Brasil: o negro vota em candidatos negros?" e "Narrativas literárias de exilados da diáspora afro-americana", além de João Jorge, presidente do Grupo Cultural Olodum, com a palestra "Para um novo olhar da cooperação cultural Brasil África no século XXI". “Para nós foi uma satisfação muito grande conduzir os trabalhos, aqui, hoje. É muito importante para a OAB poder promover essa discussão sobre um assunto tão importante para a população negra. As cotas e demais processos de políticas de reparação e ações afirmativas envolvendo os negros são plenamente plausíveis e, assim sendo, merecem o devido respeito e o mínimo conhecimento histórico da sociedade e das autoridades envolvidas. Por isso saímos daqui satisfeitos e com a sensação de dever cumprido”, comemorou Dandara. Ainda no evento, foi lançado o livro "Afro Brasil - Debates & Pensamentos". Organizado por Jacques D' Adesky (PUC - RJ) e Marcos Teixeira de Souza (Estácio de Sá - Centro de Estudos Afro-Asiáticos – RJ). Com artigos de diversos pesquisadores brasileiros, a obra fala sobre a influência da tolerância e pluralidade na construção de ensaios sobre democracia, exclusões e nação. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)