Notícias

OAB-BA, Inema e SEMA discutem revitalização do Rio São Francisco

Em homenagem aos 515 anos do descobrimento do Rio São Francisco, comemorado no dia 4 de outubro, a OAB da Bahia, por meio das suas Comissões de Defesa ao Meio Ambiente e de Proteção ao Rio São Francisco, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) promoveram, na tarde da última terça-feira (25/10), o seminário "Rio São Francisco: Revitalização Para Quê?". Primeira da série “Diálogos Ambientais”, a palestra aconteceu na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade, e discutiu os principais problemas e soluções envolvendo a revitalização do “Velho Chico”.

“Esse evento demonstra o empenho da OAB em colaborar para uma solução definitiva dos problemas vividos pelo rio São Francisco, que refletem em toda a população da bacia, além de demonstrar, também, que o compromisso da gestão não era meramente eleitoral. Ele está sendo levado a sério pela Ordem e, sobretudo, pela nossa comissão, que, daqui para frente, espera dar continuidade à série de diálogos sobre o rio”, comentou o presidente da Comissão de Proteção ao Rio São Francisco da OAB-BA, Jeferson Braga.

Para promotora do Ministério Público do Estado da Bahia Luciana Cury, o evento foi importante, porque conseguiu envolver diversos atores no diálogo sobre as soluções para revitalização do São Francisco. “Atualmente, vivemos um importante momento de reflexão e de mudança de ação envolvendo o Velho Chico, que, há anos, sofre com a degradação e a crise hídrica, causadas não só por problemas meteorológicos, mas, sobretudo, pela insuficiência dos instrumentos de gestão. Por isso, eventos como este nos dão um ânimo grande no sentido de que teremos mais aliados em defesa da bacia e da qualidade do povo que lá habita”, pontuou.

A opinião foi compartilhada pelo superintendente de Políticas de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Édson Ribeiro, que destacou a importância do rio para os baianos. “O São Francisco é muito importante para a Bahia e vice-versa. Quase 50% dele está em nosso estado e 70% no semiárido. Eventos como este, portanto, são muito importantes, uma vez que promovem o debate amplo, democrático e participativo em defesa desse grande patrimônio nacional, que é nosso Velho Chico”, ressaltou.

Além de Braga, Cury e Ribeiro, participou da mesa alta o representante do projeto “São Francisco Vivo” Samuel Vitor. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)