OAB-BA promoveu Blitz das Prerrogativas no Fórum do Imbuí

A OAB da Bahia, por meio da sua Comissão de Direitos e Prerrogativas promoveu, nesta terça-feira (07/03), uma Blitz de Prerrogativas no Fórum dos Juizados, no Imbuí. O movimento em prol da defesa das prerrogativas profissionais dos advogados começou às 9h com a presença do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, a vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, o conselheiro federal Fabricio de Castro Oliveira, os conselheiro seccionais Edson Nuno, Gustavo Amorim, Vanessa Lopes e Adriano Batista, que é também presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, o procurador de Prerrogativas Matheus Brito e os membros da comissão Adriana Abreu, Camilla Coutinho, Leo Gramacho, Luciana Ava, Mateus Silva, Pedro de Menezes e Saulo Guimarães, e outros advogados. Na visita, o grupo percorreu as varas do fórum e conversou com juízes, servidores e advogados sobre a importância do respeito às prerrogativas. “Fizemos visitas à vários juizados e juízes para trazer a nossa campanha Defesa de Prerrogativas. A manhã foi muito produtiva, tenho certeza que isso vai ter uma grande repercussão entre os colegas, juízes e serventuários. Nós estaremos aqui permanentemente fazendo esse trabalho de defesa de prerrogativas dos colegas. Isso é função da OAB e um dos nossos grandes vetores. Sem dúvidas, prerrogativas são inegociáveis”, disse o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.

A vice-presidente da Ordem, Ana Patrícia Dantas Leão, também falou sobre a campanha. “Um dia extremamente produtivo. Conseguimos conversar com os juízes no sentido de melhoria da relação advogado e poder judiciário. A presença da OAB no juizado vai ser diária, pois a defesa de prerrogativa não pode ser pontual, e não será! Estamos trabalhando nesse sentindo e foi um sucesso”, destacou Ana Patrícia.

Para o juiz da 3ª Vara do Consumidor de Juizados Especiais, Oséas Costa de Souza, a presença da OAB com a magistratura é fundamental. “Ambas as instituições devem andar em harmonia, no sentido de prestar a cada dia um serviço melhor para a população. OAB e poder judiciário constituem a justiça, e sem OAB e sem juiz, não há justiça. E a sociedade brasileira precisa desta ação conjunta para melhorar cada dia mais o serviço público prestado ao nosso povo”, declarou.

“A presença da OAB em nossa unidade é de muita relevância para abrir um canal de diálogo com os dois públicos do poder judiciário. Desta forma, nós podemos pontuar o que deve ser melhorado tanto para o advogado quanto para o poder judiciário. Espero que essa atitude tenha mais frequência afim de que possamos cada dia mais aperfeiçoarmos o atendimento das partes e advogados”, declarou Paulo Cesar Ribeiro, juiz da 17ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais do Consumidor.

Juiz da 15ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais do Consumidor, Justino Farias, acredita que o trabalho do juiz e advogado deve ser em parceria. “Não acredito em decisões que venham de cima para baixo, tem que construir esse elo de diálogo para solucionar um problema que é comum de todos. Às vezes é uma prostração que não é bem direcionada, é a própria parte que tem um acesso ao juizado, sem a presença do advogado e isso reflete em demandas mal solucionadas, pois o pedido é incompleto e a presença do advogado é fundamental. Sem advogado e ministério público não há justiça”, disse. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)