Notícias

OAB da Bahia e corregedora-geral do TJBA discutem melhorias para Cartórios Integrados

Preocupada com o atendimento dispensado aos advogados nos Cartórios Integrados, a OAB da Bahia voltou a discutir o assunto em reunião realizada com a corregedora-geral de Justiça da Bahia, desembargadora Lisbete Maria, na manhã desta segunda-feira (23/07). O encontro foi realizado na sede do TJBA, no CAB, e contou com as presenças do presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, da vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, do secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel, e do juiz Moacyr Pitta Lima.

"Fomos dizer que os advogados e advogadas baianas precisam de atendimento digno, realizado por servidores capacitados, não por menores aprendizes, e de maior transparência da lista cronológica dos atos processuais", explicou Luiz Viana.

Além das melhorias nos cartórios, a OAB da Bahia fez questionamentos relacionados ao AVISO CGJ 19/2018 da Corregedoria, que trata da expedição de alvará judicial. "Os alvarás devem ser expedidos sempre em nome do advogado, não das partes, salvo nas hipóteses excepcionais legalmente autorizadas, e, ainda assim, para estas situações, após ciência e manifestação pelo advogado, com o destaque dos seus honorários contratuais e sucumbenciais”, destacou Ana Patrícia.

A corregedora Lisbete ouviu atentamente os questionamentos e disse que analisará os pleitos.

"Esperamos que Dra. Lisbete consiga solucionar os problemas reiterados dos Cartórios Integrados, especialmente ligados aos advogados”, concluiu Viana.