OAB da Bahia oferece registro on-line de sociedades de advogados

Desde a última sexta-feira (14) já é possível fazer o registro de sociedades de advogados pelo site da OAB da Bahia. A novidade é parte da virtualização dos serviços em implementação na OAB-BA através do o HB.Conselhos, software criado especificamente para gestão de conselhos profissionais. Com a implantação do novo software, a seccional vai migrar seus processos para um sistema 100% web, proporcionando integração com os advogados baianos através de serviços online, visando excelência no atendimento e redução de custos operacionais.

"O primeiro passo de implantação do sistema é o registro de sociedades de advogados on-line, que já está em operação no site da seccional desde a última sexta-feira (14)", revela o gerente de Tecnologia da Informação da OAB-BA, José da Paz. Ele explica que agora o processo de abertura da sociedade é quase totalmente digital. "O peticionamento é inteiramente digital. É necessário apenas o envio do contrato em papel da sociedade para averbação pela Secretaria de Registro de Sociedades", pontua.

O serviço está disponível no site da OAB da Bahia, em www.oab-ba.org.br, no menu 'Serviços', opção 'Peticionamento Eletrônico de Sociedades de Advogados'. O advogado precisará apenas de um scanner para digitalizar os documentos e o comprovante de pagamento da taxa de registro de contrato de sociedades, que serão anexados no peticionamento. A página conta com um passo a passo explicando o processo e um tutorial para download.

Segundo Humberto Graziano Valverde, presidente da Comissão das Sociedades de Advogados, "trata-se de um serviço inovador da OAB da Bahia que vai aproximar a seccional dos advogados da capital e do interior do estado". "Não somente vai haver mais celeridade, inicialmente no registro das sociedades e, posteriormente, também nas alterações contratuais, mas haverá uma aceleração em toda a dinâmica do processo", completa. Valverde avalia que o novo serviço chega num momento muito propício, após a inclusão da advocacia no Supersimples, quando se espera uma multiplicação do número de escritórios de advocacia em todo o país.

Ciente dos problemas de infraestrutura deficiente de internet, especialmente no interior do estado, que gera dificuldades de acesso dos advogados, a OAB da Bahia vai garantir, no registro de sociedades de advogados e em outros serviços, a convivência entre peticionamentos eletrônico e em papel por um longo período, assegurando que nenhum de seus associados seja prejudicado.

HB Conselhos

Desenvolvido pela empresa catarinense de TI HBSIS, o HB.Conselhos vai padronizar procedimentos, fornecer mais segurança e consistência nas informações e proporcionar maior controle à gestão. Quando estiver totalmente operacional, o novo sistema oferecerá serviços como peticionamento eletrônico, emissão de boletos de anuidades e taxas, atualização cadastral instantânea, emissão de certidões e outros serviços, além de manter o cadastro dos advogados integrado com o Conselho Federal automaticamente e atualizado pelos próprios profissionais. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA