Prêmio Bertha Lutz será entregue em sessão do Congresso: homenagem às mulheres

Brasília, 05/03/2009 - O Congresso Nacional realiza hoje (05) sessão solene conjunta em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - celebrado oficialmente em 8 de março. Durante a sessão, marcada para as 10h, haverá a entrega do Prêmio Bertha Lutz a cinco personalidades femininas que prestaram relevantes serviços na garantia dos direitos da mulher e em questões de gênero em 2008. A sessão solene ocorrerá no Plenário do Senado Federal.

Serão agraciadas a secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomese a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O conselho decidiu também homenagear in memoriam a ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso, que morreu em 24 de junho de 2008. Dona Ruth - como era mais conhecida - criou o Conselho da Comunidade Solidária, programa que visava a alfabetização, capacitação e produção de artesanato solidário. Também publicou livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.

Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz elege anualmente cinco mulheres que tenham se destacado em atividades de defesa dos direitos e valorização da mulher. Em 2008, foram 55 as indicações. (Agência Senado)