Notícias

[Presidente da OAB-BA fala sobre papel da vocação na advocacia]

Presidente da OAB-BA fala sobre papel da vocação na advocacia

Fabrício Castro participou de solenidade de entrega de carteira na manhã desta segunda (07)

A OAB da Bahia entregou carteira a novos advogados e advogadas na manhã desta segunda (07). A entrega foi realizada em cerimônia virtual, transmitida pelo canal da Seccional no YouTube.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, abriu seu discurso homenageando o ex-presidente da seccional, Saul Quadros, que faleceu no último dia 02. "Saul ocupou todas as funções da Ordem. Ele merece todas as homenagens, e a OAB-BA se incumbirá de fazer isso. Teremos uma solenidade especial em sua homenagem", ressaltou.

Em seguida, Fabrício deus boas vindas aos novos advogados e advogadas e destacou o papel da vocação na advocacia. "Nossa profissão não é fácil, mas as dificuldades estão aí para serem superadas. Por isso nunca escolham o caminho mais fácil. Escolham o caminho da vocação. Esse é o caminho do sucesso. É ele que trará sua felicidade", sugeriu.

Oradora da cerimônia, a vice-presidente do Tribunal de Ética da OAB-BA, Emília Ribeiro, também lamentou o falecimento de Saul Quadros e seguiu seu discurso orientando a classe a exercer a profissão com amor. 

"Para isso, vocês têm que identificar o que realmente desejam fazer e escolher um cotidiano que lhes dê prazer e alegria na maior parte do tempo", disse.

Ao descrever a advocacia como o "elo entre o cidadão e o acesso à Justiça”, Emília falou sobre a importância do papel social da classe. 

"Não por acaso a Constituição estabelece a profissão como essencial à Justiça, lançando sobre nós essa responsabilidade social. Este é um dever que nos obriga a referenciar a ética acima de tudo", destacou.

Ao ressaltar o legado deixado na OAB-BA, o presidente da Caixa dos Advogados (CAAB), Luiz Coutinho, lamentou o falecimento de Saul Quadros e falou sobre as ações da Caixa voltadas à advocacia, como as campanhas de vacinação. 

Sobre a Covid, Coutinho informou que a CAAB conseguiu uma liminar que assegura a compra da vacina. "Aguardamos somente uma condição resolutiva que foi imposta pelo Juízo, que deferiu essa liminar, com modificações nos critérios das compras", concluiu.