Programa Iluminuras, da TV Justiça, entrevista editor sobre o Anuário da Justiça de 2009

No programa "Iluminuras" desta semana, um passeio pela biblioteca do Senado Federal, que começou a ser formada ainda da época do Império. O acervo possui cerca de 390 mil volumes entre livros, jornais, periódicos e obras raras. Sessenta por cento deste acervo é formado por obras de direito. A versão inédita vai ao ar nesta quarta-feira (6), pela TV Justiça, com reapresentações na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça, às 13h30.

No "Encontro com Autor", uma conversa com o jornalista Márcio Chaer, editor do “Anuário da Justiça”, que traz uma radiografia do funcionamento dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal. Ele comenta os principais destaques do anuário e explica quais as novidades da edição de 2009: “(...) nós passamos a dar também o perfil das turmas. Por exemplo: na área criminal é muito importante saber se essa turma é mais severa, se aplica o direito penal máximo, se aplica o direito penal mínimo”, explica o editor.

No "Ex-Libris", as obras preferidas do advogado Luís Roberto Barroso. Ele é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também concluiu o curso de doutorado. Barroso ainda é mestre pela Universidade de Yale, nos EUA e advoga há 28 anos.

A dica de leitura do quadro "Estante" é o livro: “Cláusulas Contratuais Gerais”, de Diogo Machado de Melo. A obra apresenta a contextualização histórica das cláusulas contratuais gerais, bem como a fixação das diretrizes civis-constitucionais para o estudo dos contratos, que vão permitir uma melhor compreensão do tema e caracterização das cláusulas consideradas abusivas. E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.