Projeto A OAB vai à Escola leva conhecimentos jurídicos para jovens do Bairro da Paz

Dando continuidade ao Projeto OAB vai à Escola, a advogada e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Seccional baiana, Eliasibe de Carvalho Simões, ministrou palestra no Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Misericórdia, na tarde de hoje (15), para estudantes da 8ª série do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz. Na ocasião a advogada falou sobre tópicos da cartilha, mas com ênfase em assuntos como Cidadania, lei Maria da Penha, código de defesa do consumidor e preservação de bens públicos.

Eliasibe Simões iniciou falando da carreira profissional, das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da profissão, apresentou o projeto e falou da importância da cartilha, além de incentivar os jovens a se dedicarem aos estudos e, principalmente, para investirem na área jurídica, caso seja a área de desejo de algum deles. "Sei que todos vocês vão chegar lá. Basta se esforçar bastante e nunca deixar de acreditar", afirmou.

No decorrer da palestra a advogada citou diversos temas como direito da criança e do adolescente, patrimônio público, entre outros, destacando a importância de conhecer os direitos que todos os cidadãos brasileiros têm, segundo a Constituição Federal. "Todos vocês têm que conhecer o que o governo pode nos proporcionar, como a lei pode nos ajudar e nos servir. É muito importante sabermos a quem podemos recorrer quando necessário e saber que aquilo é um direito nosso", explicou a advogada.

De forma descontraída e interagindo bastante com os estudantes, Eliasebe Simões fez questão de dedicar boa parte do tempo para explicar por que é tão importante zelar pelos patrimônios da escola e da rua, como cadeiras, bancos de praças e etc. "Muitos quebram ou não ajudam a preservar as coisas que estão ali para nos servir diariamente por que acham que quem vai comprar o novo é o governo e que aquele dinheiro não vai sair do bolso deles. Porém, essas pessoas estão completamente equivocadas. Elas, simplesmente, não sabem que não existe dinheiro do governo e sim, dinheiro arrecadado através de impostos, que saem dos nossos bolsos. Então, se alguém quebra uma cadeira, quem irá pagar por uma nova somos nós", contou Eliasibe Simões.

Para a estudante Maiara Rodrigues, foi muito bom ter esse contato com as leis. "Gostei muito. Me ajudou a entender, compreender e esclarecer muitas coisas que eu tinha dúvida". Já para, a também estudante, Andreza dos Santos, a palestra deixou uma vontade de "quero mais". "Gostaria que essas palestras acontecessem mais vezes, pois nos ajuda a saber como podemos agir quando estamos sendo prejudicados ou quando somos lesados por alguma empresa ou órgão", contou.

Segundo a advogada e palestrante do dia, Eliasibe Simões, a sensação é de dever cumprido, mas consciente de que ainda há muito o que ser feito. "É bastante gratificante participar deste projeto, pois está tendo uma ótima receptivivade por parte dos jovens e também por ter a oportunidade de contribuirmos e fazermos nossa parte", afirmou. Para a coordenadora de projetos comunitários da Santa Casa, Mirian Márcia Tourinho Santana, esse projeto tem que ser visto e divulgados para todos, pois uma ação dessa tem que ser copiada por todos os órgãos e empresas de todo o mundo. "Esses garotos precisam disso. Precisam de incentivo, de conhecimento. Essa é uma oportunidade muito boa para eles. Esperamos receber mais vezes esta ação da OAB".

O projeto OAB vai à Escola juntamente com a cartilha, tem o objetivo de levar aos jovens o conhecimento dos direitos e deveres estabelecidos no país. Ao final das palestras, todos os alunos receberam um exemplar da Cartilha da Cidadania do Projeto OAB Vai à Escola. Com 97 páginas, a cartilha aborda temas como o meio ambiente, patrimônio público, direitos fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito do idoso, da família, penal, entre outros.

OAB-Vai à Escola - Bairro da Paz (Fotos: Angelino de Jesus)