Seccional recebe 75 novos advogados em cerimônia emocionada

Emoção e eloquência marcaram a cerimônia de entrega de carteiras para 75 novos advogados, na tarde de hoje (26), na Seccional baiana. O evento que foi acompanhado por um auditório completamente lotado contou com a presença do vice-prefeito de Salvador, o advogado tributarista, Edvaldo Brito que foi o responsável pela saudação aos novos profissionais.

Em seu discurso, Brito saudou às mães presentes, ressaltando a importância delas no incentivo e apoio para a formação acadêmica dos filhos. Como prova disto, ele citou o exemplo de sua própria mãe que, apesar de ter sido uma mulher simples e iletrada, sempre compreendeu a importância dos estudos e o exortava, constantemente, a debruçar-se sobre os livros.

Ao relembrar sua trajetória de luta e as vitórias que alcançou ao longo da vida, tornando-se uma autoridade política e profissional de destaque na sociedade baiana, o vice-prefeito conclamou os bacharéis a se esforçarem para ser bons advogados, buscando a excelência na área jurídica. Brito que tem 71 anos de vida e completou 50 de carreira, afirmou convicto que "ainda tem muita força para continuar na Advocacia", por isso, "os advogados precisam abraçar a carreira com vigor".

O ponto alto da saudação foi o momento da conclusão, em que, o orador, tomado pela emoção de "estar na Casa dos Advogados", desceu do púlpito, ajoelhou-se e beijou o solo do recinto do auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia. O gesto comoveu aos presentes, despertando aplausos e lágrimas em alguns.

Ante ao simbolismo do momento, o presidente da OAB-BA, Saul Quadros, agradeceu comovido às palavras proferidas por Brito. E, após o bacharel Flávio Rodrigues Cordeiro dos Santos recitar o compromisso com os demais colegas, Quadros presidiu a entrega das certidões de inscrição na Ordem, declarando-os advogados.

Os novos advogados também foram saudados pela alta-mesa, composta pelo vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito; pela desembargadora Sarah Silva de Brito; pela procuradora de Justiça do Ministério Público, Ilona Márcia Reis; pela conselheira Federal da OAB, Sílvia Cerqueira; pelo presidente da OAB-BA, Saul Quadros; pelo diretor-tesoureiro da OAB-BA, Ary Moreira; pelo conselheiro do Tribunal de Ética da OAB-BA, Carlos Monteiro e pelos advogados George Fragoso Medeiros Filho, Luiz Machado e Antônio Bisneto.

Solenidade - Fotos: Angelino de Jesus