Notícias

Seminário debate qualidade do ensino de Direito no Brasil

O seminário “Ensino de Direito no Brasil: como, por que e para quem?” foi realizado na manhã desta sexta-feira (19/12), na sede da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, na Rua do Carro, em Nazaré. As palestras foram ministradas pelo diretor-geral da ESA, Luiz Coutinho, pela presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-BA, Daniela de Andrade Borges, e pelos professores Alírio Fernando de Souza, Celso Castro e Wanderley Ribeiro, também responsável pela coordenação do evento. Promovida pela ESA e pela Comissão de Ensino Jurídico, o seminário contou com o apoio da Livraria CAAB da OAB-BA.

Para Luiz Coutinho, uma das principais questões ligadas à questão do ensino de Direito no país refere-se à crise ocasionada pela elevada quantidade de universidades brasileiras: “Atualmente, vivemos uma crise no ensino jurídico e no estudo jurídico, devido à proliferação das faculdades. Essa é uma boa hora para refletirmos quais são os paradigmas que são necessários traçar antes de se abrir uma universidade. Muita coisa precisa ser pensada neste sentido", ressaltou.

Discursando sobre “qualidade de ensino”, Daniela Borges sugeriu uma análise sobre as expectativas depositadas nos novos profissionais: “A reflexão sobre qualidade de ensino passa por tudo aquilo que esperamos de um profissional. Só a partir dessa análise, poderemos avaliar se nossos cursos estão permitindo aos alunos adquirir, desenvolver e potencializar suas habilidades”, concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)