Notícias

TV Justiça: Programa Iluminuras entrevista autor sobre a origem do Direito no Brasil

No programa "Iluminuras" desta semana, uma iluminura que retrata a peça teatral “Fausto”, de Goethe. A raridade foi encontrada na biblioteca do Ministério da Justiça, em Brasília. O livro do século XVIII é o primeiro volume da coleção goethiana e está em excelente estado de conservação. A obra pertenceu ao ex-ministro, professor e político, Afonso Penna Junior. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira (29), às 22h, com reapresentações na sexta, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.

No quadro "Encontro com Autor", uma conversa com o professor de Direito Ibsen Noronha. Ele escreveu o livro “Aspectos do Direito no Brasil Quinhentista: Consonâncias do Espiritual e do Temporal”. A obra fala sobre a origem do Direito no Brasil na era dos descobrimentos. Apesar de as sementes terem vindo de Portugal, o autor aponta o surgimento de outro Direito, nas terras do Novo Mundo, já que os habitantes do Brasil tinham costumes muito diferentes dos que reinavam na velha Europa.

No "Ex libris" você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal do advogado Pedro Gordilho. Ele mostra o acervo dele e fala das obras que foram essenciais ao seu trabalho durante a redemocratização do Brasil. O advogado é um amante das Artes e interpretou, ao piano, a música “Retrato em Branco e Preto”, de Tom Jobim.

E tem mais: o livro “Julgamentos e Súmulas do STF e STJ”, organizado por Tânia Regina Trombini Faga, é a dica de leitura do quadro "Estante''. A obra, organizada por ramo do direito e por assunto, tem o objetivo de proporcionar e facilitar a atualização dos estudantes e profissionais sobre a legislação e a jurisprudência atual do país. O livro traz as tendências de novos entendimentos e questões controvertidas sobre os diversos temas do Direito. E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.