Vivemos um novo tempo na relação com o Tribunal de Justiça, diz Luiz Viana

Na tarde de quarta-feira (24/02), o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, recebeu a visita do corregedor geral de Justiça, desembargador Osvaldo Bonfim, acompanhado pela corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cynthia Resende, e dos juízes auxiliares da corregedoria, Andrea Paula Rodrigues Miranda, Jonny Maikel dos Santos e Paulo Barbosa. O corregedor geral trouxe ainda para o encontro, realizado no gabinete da presidência, na sede da OAB/BA, o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juiz Freddy Pitta Lima, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (SINPOJUD), Zenildo Castro e  a coordenadora jurídica do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ), Elizabete Rangel .

O desembargador Osvaldo Bonfim revelou ao presidente Luiz Viana que, após ouvir seu discurso de posse, que achou “muito impactante”, reuniu-se com um grupo de desembargadores e decidiu, ao invés de convidá-lo para ir ao TJ/BA, solicitar uma audiência na sede da OAB/BA, como “um gesto para estender a mão e propor uma nova relação, pacífica, baseada no diálogo, no entendimento, na compreensão e na cooperação entre juízes, advogados, servidores, todos os operários do Direito”. O corregedor-geral  destacou ainda que “ a união do Poder Judiciário com a Ordem dos Advogados do Brasil é um fator preponderante  para que se obtenha, ao final deste processo que estamos começando, uma prestação jurisdicional que atenda verdadeiramente ao cidadão”.

O presidente Luiz Viana se disse muito honrado com a visita e aceitou imediatamente a proposta do desembargador. “Estamos vivendo um novo tempo, um tempo de diálogo, de pacificação dos espíritos, de construção de relações francas”, afirmou o presidente da Seccional. “E a chave disso é a transparência. As pessoas precisam saber por que são tomadas as decisões no Tribunal, quais são os fundamentos, quais são as dificuldades. A OAB está à disposição para contribuir, mas é preciso desvelar a realidade”, completou Viana .  “Há um falso conflito entre o advogado e o juiz, entre o advogado e o servidor, quando na verdade nós devemos estar todos juntos para o grande enfrentamento com o Estado da Bahia. Juntos, nós temos que demandar o Estado da Bahia para o Judiciário funcionar”, finalizou.

No encontro, o presidente Luiz Viana propôs, e o desembargador Osvaldo Bonfim prontamente aceitou, retribuir a visita ao corregedor geral e à corregedora das Comarcas do Interior levando consigo Colégio de Presidentes da OAB da Bahia, em data a ser marcada com brevidade. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA