Notícias

[Biografia de Luiz Gama é tema do OAB na TV desta quarta (1º)]

Biografia de Luiz Gama é tema do OAB na TV desta quarta (1º)

O programa recebeu o diretor do filme, Jeferson De, e a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Pinho

Após receber um título póstumo de Doutor Honoris Causa da USP, o abolicionista Luiz Gama - advogado, poeta e jornalista negro do século 19 - ganhou biografia no cinema: "Doutor Gama".

Para falar sobre o filme, o OAB na TV recebeu a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Pinho, e o diretor da biografia, Jeferson De. Apresentando por Milena Barreto, o programa foi ao ar nesta quarta (1º).

Ao falar sobre a atuação de Luiz Gama na liberdade de mais de 500 escravos, Dandara destacou a carreira autodidata do advogado. "Por ser miscigenado, Gama não teve oportunidade de entrar na faculdade. Mas, por outras vias, de forma autodidata, conseguiu fazer o diálogo com advogados e demais lideranças e teve muito respeito de toda comunidade jurídica", ressaltou.

Sobre o filme, Dandara disse que seus maiores legados foram o espaço de representatividade e lugar de memória. "A obra fez com que outras pessoas identificassem uma representação e tivessem curiosidade em saber mais sobre Gama, ajudando a promover o enfrentamento ao racismo e a reparação histórica", pontuou.

Diretor do filme, Jeferson De disse que a proposta da obra foi apresentar Luiz Gama para “brasileiros negros e não negros”. Para tanto, o diretor explicou que dividiu a dramaturgia em três momentos diferentes. 

"Primeiro, a infância dele na Bahia junto à mãe. Depois, o adolescente que teve curiosidade de aprender e que conquistou a própria liberdade. Por fim, ele homem, o advogado, jornalista e poeta que a gente tem como referência", salientou.

Sobre a repercussão do filme, Jeferson disse que ainda está em estado de euforia. "Estou muito feliz ainda. Me sinto espectador. Ainda choro vendo o filme. Luiz Gama é, de fato, um homem apaixonante", frisou.

Para os que ainda não assistiram, o diretor disse que o filme está disponível nos cinemas e na plataforma GloboPlay. "Mas meu sonho mesmo é que, em breve, ele chegue à TV aberta, porque daí ele vai passar em Roraima, Mato Grosso e Feira de Santana. Ele vai passar para todo nosso povo", concluiu.