[Em solenidade virtual, OAB-BA entrega 37 carteiras a novos advogados ]

Em solenidade virtual, OAB-BA entrega 37 carteiras a novos advogados

A OAB da Bahia realizou, nesta terça-feira (15), mais uma solenidade de entrega de carteiras de advogados. Em virtude das medidas de isolamento social, a cerimônia aconteceu por meio virtual. Estiveram presentes a Diretoria Seccional e o presidente da Subseção de Irecê, Jaques Garaffa. Ao todo, foram entregues 37 carteiras.

Em sua saudação aos novos colegas, Garaffa destacou a necessidade da advocacia buscar sempre trabalhar de forma ética e alinhada às normas que regulam a profissão. "Quando você é transparente e deixa claro todas as condições da sua atuação, até um não é agradável. Mas se você não tem o cuidado de atuar de forma ética e transparente, certamente terá problemas", alertou.

O presidente Fabrício Castro relembrou que o dia de ontem foi marcado por uma grande conquista para a advocacia, com a instituição das cotas raciais e da paridade de gênero pelo Conselho Federal da OAB. Fabrício frisou ainda o protagonismo da Bahia nessa luta e posição de vanguarda da Seccional, que antes mesmo da paridade ser lei já tinha um Conselho composto por 50% de mulheres, além de diversos colegas negros integrando a gestão.

"Mas tudo isso ainda é pouco. É preciso que a legislação seja realmente afirmativa de modo que possa garantir que em gerações futuras a gente possa diminuir a histórica desigualdade racial e de gênero que existe na nossa instituição e no nosso país", destacou.

Fabrício Castro reafirmou ainda o posicionamento da Ordem em relação à Operação Faroeste. "Vejo que as instituições estão funcionando. Nós já temos hoje oito desembargadores afastados e, ao mesmo tempo que isso é muito ruim, é também uma luz no fim do túnel, pois mostra que as apurações estão acontecendo", disse.