Juízes do CNJ anunciam mutirão carcerário no Espírito Santo

Os juízes auxiliares da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que vieram ao Espírito Santo vistoriar as instalações do sistema carcerário capixaba anunciaram no final da tarde desta segunda-feira (18/05) a realização de um mutirão carcerário. A ação será realizada em conjunto com o Poder Judiciário do Espírito Santo e deve ser lançada no próximo sábado ( 23/05) pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes.

O anúncio do mutirão aconteceu após a visita da Comissão à Casa de Custódia de Viana. Durante a vistoria, os juízes auxiliares da Presidência do CNJ, Paulo de Tarso Tamburini e Erivaldo Ribeiro, constataram a superlotação do presídio, além da existência de um elevado número de presos provisórios convivendo com os condenados. "Essa é uma situação grave, que contraria a Constituição Federal", destacou o juiz Erivaldo Ribeiro.

De acordo com o juiz Paulo Tamburini, a realização do mutirão carcerário é uma medida emergencial: "Temos que fazer um cronograma junto à Presidência do Tribunal de Justiça, já que são os juízes do Espírito Santo que vão sentenciar", destacou Tarso.

Os juízes afirmaram ainda que será preciso uma ação coordenada entre Judiciário e Executivo para solucionar os problemas no sistema carcerário do Espírito Santo. "Só no presídio de Viana existem 1.200 presos onde só cabem 400. O Judiciário está fazendo sua parte, mas a administração do sistema carcerário é de competência do Executivo", afirmou o juiz Erivaldo Ribeiro.

Além do mutirão, os juízes também informaram que outras medidas vem sendo adotadas pelo CNJ, como o incentivo à informatização das Varas Criminais e a efetivação de políticas de ressocialização dos internos.

Nesta terça-feira, os representantes do CNJ pretendem visitar as celas metálicas situadas em Novo Horizonte, na Serra; a UNIS, unidade de internação de menores e o presídio psiquiátrico, todos situados na Grande Vitória.

Ouça aqui a entrevista do juiz Erivaldo Ribeiro e aqui, do juiz Paulo Tamburini.