[No OAB no Rádio, presidente da Subseção de Brumado destaca atuação da Ordem na pandemia]

Kléber Lima participou do programa nesta sexta (03)

O programa OAB no Rádio desta sexta (03) recebeu o presidente da Subseção de Brumado, Kléber Lima, para falar sobre a realidade da advocacia na região. Realizado em parceria da OAB-BA com a Rádio ALBA, o programa é apresentado por Luiz Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e no perfil da OAB-BA no Instagram, sempre às terças e sextas-feiras, às 9h.

Sobre a prestação jurisdicional na região, Kléber disse que, apesar de já estar funcionando de forma híbrida, ela ainda não está 100%. "A gente entende que ainda é preciso ter cautela por conta da pandemia, mas a Justiça não pode ficar fechada, não apenas pelo advogado, mas sobretudo pelo cliente", ressaltou.

Ainda sobre o funcionamento do Judiciário, o entrevistado disse que alguns avanços foram obtidos em função da atuação da Seccional. "Entre outras ações, a OAB conseguiu a implantação do Balcão Virtual, que foi algo fantástico. A gente não estava presente com o juiz, mas conseguia falar com ele", pontuou.

Além da prestação jurisdicional, o entrevistado também destacou a importância das prerrogativas para a advocacia da região. Segundo ele, a prerrogativa é um direito da classe em defesa do cidadão. “O advogado é a voz da sociedade nos tribunais, e a gente não pode calar essa voz", defendeu.

Para resguardar as garantias, Kléber informou que a Subseção investiu em um sistema de defesa da classe. "Fizemos uma Procuradoria e uma Comissão de Prerrogativas. Além disso, em cada comarca, a gente nomeou delegados e subdelegados. Com  isso, a gente conseguiu reverter muitas situações que poderiam configurar violação às prerrogativas da classe", explicou.

O presidente da subseção encerrou a entrevista falando sobre a importância da capacitação da classe na pandemia e da grade gratuita de cursos da Escola de Advocacia. "A ESA ofereceu mais de 165 mil matrículas gratuitas à classe. Esse número fala por si só. O interior foi muito beneficiado com os cursos da ESA", concluiu.