[OAB-BA entrega reforma da sede da Subseção de Eunápolis]

OAB-BA entrega reforma da sede da Subseção de Eunápolis

Solenidade contou com as presenças de diversas lideranças da advocacia e autoridades

O dia 11 agosto ganhou um significado ainda mais especial para a advocacia do Extremo Sul da Bahia. Hoje, além de se comemorar o Dia do Advogado, foi reinaugurada a sede da Subseção de Eunápolis, entregue totalmente reformada e a apta para atender as necessidades da classe.

A solenidade contou com as presenças do vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, dos conselheiros federais Daniela Borges e Carlos Medauar, do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, de integrantes da Diretoria Seccional, da Diretoria da Subseção de Eunápolis, autoridades e outros representantes da advocacia.

A obra, como definiu o presidente da Subseção de Eunápolis, Leonardo Maia, é um marco de reconhecimento e respeito com a advocacia da região, mas também um sinal muito forte que há esperança na profissão. "Temos que ter orgulho de dizer: eu sou advogado. A gente não pode perder o apreço por nossa profissão", afirmou.

Fabrício Castro, presidente da OAB da Bahia, frisou que esse sonho da advocacia de Eunápolis foi realizado às custas de muito suor. "Conseguimos realizar essa obra apesar das restrições impostas pela pandemia, mas graças a um esforço imenso e apoio do Conselho Federal, na pessoa do vice-presidente Luiz Viana. Por isso que nós hoje estamos aqui".

O conselheiro seccional Alex Ornelas, que representa a região de Eunápolis, destacou que a sede nova é fruto de uma conjunção de propósitos e dedicações de todos que compõem  o sistema OAB. "Indistintamente, todos aqui se irmanaram para essa grande conquista, para essa grande obra", disse.

De acordo com a vice-presidente da OAB da Bahia, Ana Patrícia Dantas Leão, a reforma da sede de Eunápolis vem num momento ainda mais especial, haja vista os problemas que muitos advogados e advogadas vêm enfrentando com o fechamento dos seus escritórios.

Ela parabenizou o trabalho de todos os envolvidos nesse projeto e destacou o empenho do presidente Fabrício Castro para tornar esse sonho realidade. "Essa sede, que é a realização de muitos e muitos sonhos, tem uma atuação especial e uma dedicação de Fabrício", pontuou.

Valorização do interior
A entrega da reforma da sede é mais um passo na caminhada de valorização da advocacia do interior. Luiz Coutinho lembra que esse movimento de democratização da Ordem em nosso estado nasce de fato com Luiz Viana. "Antes de Luiz Viana, tínhamos uma OAB encastelada na capital que buscava atender aos interesses de alguns poucos homens brancos e poderosos. Luiz democratizou a Ordem e lembrou da advocacia do interior", disse.

Esse movimento, conforme pontuou Hermes Hilarião, de fato incluiu os colegas que atuam fora da capital na vida da instituição. "Desde então os colegas do interior passaram a ter voz e vez. Estamos aqui cumprindo um compromisso não só com a advocacia de Eunápolis, mas com todo o interior do estado".

Katia Regina Taurinho, vice-presidente da Subseção de Eunápolis, ressaltou que a sede reformada trará o apoio e o amparo que a advocacia da cidade tanto precisa para realizar as ações em nome da OAB. Zaqueu Soares Muniz, tesoureiro da Subseção, agradeceu pela nova sede. "Estamos lisonjeados com esse trabalho entregue hoje e vejo que a nossa segunda casa ficou bonita".

Construção de uma história
A conselheira federal Daniela Borges frisou que esse momento de entrega de sede se concretiza porque uma história vem sendo construída ao longo dos mais de 90 anos da OAB. História que, segundo ela, vem sendo feita também pelos advogados e advogadas de Eunápolis.

"A gente enfrenta um momento de muitas dificuldades, e nesse momento precisamos estar juntos e juntas para nos reinventarmos e construirmos possibilidades e assim nos fortalecermos. A OAB não são paredes e sim os advogados e advogadas que fazem o dia a dia do nosso trabalho e lutam pelos direitos dos nossos clientes, mas também pela valorização e fortalecimento da advocacia", afirmou.

Luiz Viana também fez questão de destacar que esses homens e mulheres que se dedicaram voluntariamente ao longo dos anos são diretamente responsáveis por essa sede hoje reinaugurada. "É um momento para pensarmos na importância da nossa entidade para que possamos enfrentar essas diversas crises", disse. Ainda de acordo com Viana, o dia de hoje vai tornar memorável essa data, essa reinauguração e essa sede belíssima.

Para o secretário-geral adjunto da OAB da Bahia, Maurício Leahy, a entrega da nova sede é ainda um sinal de que a advocacia deve ter mais força e representatividade dentro do cenário local e nacional para caminhar juntos e mudar o rumo da classe. "Precisamos lutar pelo retorno do Poder Judiciário, precisamos lutar para dar condições de toda a advocacia trabalhar e sobreviver dessa nossa digna profissão", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA