Notícias

[OAB-BA promove evento em homenagem ao Mês dos Professores]

OAB-BA promove evento em homenagem ao Mês dos Professores

Realizado nos dias 31/10 e 1º/11, seminário tem como objetivo refletir o trabalho docente na educação jurídica do país

No mês em que se comemora o Dia dos Professores (15/10), a OAB da Bahia promoverá o seminário “Pensando a carreira docente; qualificação, autonomia e valorização”. Desenvolvido pela Comissão de Apoio aos Professores e pela Escola Superior de Advocacia (ESA-BA), o evento será realizado nos dias 31/10, e 1º/11, com inscrição gratuita no link e 6h de certificação.

Voltado a professores, coordenadores e alunos dos cursos de Direito, o evento tem como objetivo traçar reflexões acerca do trabalho docente frente ao cenário atual da educação jurídica no país, buscando fortalecer a importância desses profissionais para a sociedade. 

“Alguns movimentos contrários a uma educação livre e autônoma colocaram os professores numa certa posição de vulnerabilidade, impactando, também, na sua vida pessoal e profissional. Por isso, além de celebrar o Dia dos Professores, discutiremos, no evento, de forma consciente e crítica, o cenário em que estão inseridos esses profissionais”, explicou a presidente da Comissão de Apoio aos Professores, Joana Rodrigues.

Durante a abertura do evento, no dia 31/10, será lançado o “Prêmio Professores Agentes Transformadores”. Com o objetivo de premiar iniciativas docentes com impacto social transformador, o projeto será lançado a partir das 19h, no auditório do Salvador Shopping Bussiness (Caminho das Árvores).

“Todos os trabalhos serão escolhidos por meio de edital que laçaremos no evento e que terão como objetivo fortalecer o papel dos professores na comunidade”, explicou a diretora-geral da ESA-BA, Thaís Bandeira.

No dia 1º/11, o seminário segue a partir das 9h, com a discussão dos temas "Educação 4.0 e a essencialidade dos professores no desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas"; "Os caminhos da formação dos professores; da qualificação à inserção no mercado"; e "A crise na educação jurídica e os impactos na saúde e segurança dos professores".

O evento tem a parceria da Comissão de Direito à Saúde, Comissão Especial do Advogado Associado e Comissão de Educação Jurídica da OAB-BA.