[OAB no Rádio debate estelionato educacional]

OAB no Rádio debate estelionato educacional

Cínzia Barreto, presidente da Comissão de Educação Jurídica da Seccional, foi a entrevistada do programa

O estelionato educacional brasileiro foi tema da entrevista da presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-BA, Cínzia Barreto, ao OAB no Rádio. Apresentado pelo jornalista Luís Ganem, o programa  foi ao ar nesta terça (03).

Apesar de reconhecer um processo de transformação, Cínzia disse que a Educação superior brasileira permanece elitista e que uma existe uma "clivagem" em seu acesso.

"É fato que as políticas públicas abriram a universidade para muita gente, mas elas não conseguiram fazer do Ensino Superior uma entrada eficaz para o mercado de trabalho. Não basta entrar. Precisamos de qualidade, permanência e uma possibilidade de ascensão", destacou.

A advogada também falou sobre a presença de empresas de capital aberto na Educação, que têm como objetivo atender os interesses econômicos do mercado, em detrimento de uma educação emancipadora para o indivíduo. "Isso emburrece um pouco o ambiente escolar", disse.

Como um dos reflexos, Cínzia disse que "o estudante tem andado com a cabeça baixa". "E, sem o ânimo e a rebeldia do aluno, não existe educação. Tem que ter o confronto de debates com o professor. Precisamos que o ambiente de educação seja efervescente e que os estudantes lutem por melhorias", salientou.

A advogada também falou sobre o medo dos alunos em fazer a prova da OAB. Segundo ela, a preparação para o Exame da Ordem tornou-se um processo mecanizado e superestimado. "Fala-se muito, gasta-se muito dinheiro, mas é bom lembrar que a prova da OAB é somente uma etapa para exercer uma profissão. Se o aluno estiver bem preparado, ele passa", pontuou.

Painelistas do tema "Estelionato Educacional e os Desafios dos Novos Bacharéis em Direito", Cínzia encerrou o programa convidando o público a participar da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021, que acontece entre os dias 4 e 6 de agosto, com transmissão pelo site https://conferenciaadvocaciabaiana.com.br.

Clique aqui para baixar a programação da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021