[Presidente da OAB-BA destaca importância da vocação na profissão]

Presidente da OAB-BA destaca importância da vocação na profissão

Fabrício Castro participou de solenidades de entrega de carteira na tarde desta terça (18)

A OAB da Bahia entregou carteira a novos advogados e advogadas na tarde desta terça (18). As entregas foram realizadas durante duas cerimônias virtuais, transmitidas pelo canal da Seccional no YouTube.

Em seu discurso inicial, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, definiu as solenidades como o "momento mais emocionante da carreira de um advogado" e disse que "nem a frieza de uma cerimônia virtual tira a emoção do momento".

Fabrício também falou sobre as dificuldades enfrentadas na carreira e a necessidade de perseverar. "Nos últimos anos, vi muita gente desistindo antes mesmo de começar, por causa dos obstáculos, que são muitos. Mas quero dizer que é possível superar as dificuldades. Para isso, vocês precisam seguir sua vocação, ir para onde ela está apontando", disse.

O presidente da OAB de Itapetinga, Fabrício Moreira, destacou a atuação da Ordem em defesa das prerrogativas da classe e falou sobre a importância dos valores morais na advocacia. "Nossa classe precisa observar a ética no exercício da profissão e seguir os valores que são aprendidos em casa, com os pais e mães", aconselhou.

Moreira também cobrou a retomada das atividades do Judiciário baiano. "Não podemos conceber que o TJBA permaneça fechado tanto tempo. É um prejuízo enorme para a sociedade. Temos todas as outras atividades funcionando com responsabilidade. Precisamos, com os protocolos necessários, restabelecer as atividades do nosso Judiciário", cobrou.

O presidente da OAB de Porto Seguro, Leandro Fontoura, definiu as solenidades como um momento de renovação da classe e oxigenação da Ordem. "Essa cerimônia representa o fim de um ciclo e o início de outro", disse.

Leandro também disse que, a partir de hoje, os novos advogados e advogadas adquirem uma responsabilidade com a vida daqueles que representam, podendo transformar o mundo ao redor. "E, em nome dessa responsabilidade, peço que nunca deixem de lado valores como a ética e a retidão. A OAB-BA estará a postos para conduzi-los durante toda sua jornada", ressaltou.

O presidente da Caixa dos Advogados (CAAB), Luiz Coutinho, classificou o momento como "o mais difícil da instituição nos últimos 85 anos" e disse que a OAB tem trabalhado para se manter firme na defesa das prerrogativas da classe e dos valores sociais. "Nossa pauta é a defesa da advocacia", ressaltou.

Coutinho também informou que a Caixa completa 75 anos essa semana e destacou o aumento de programas assistenciais voltados à classe. "Hoje, ajudamos a advocacia com inúmeros programas, desde o auxílio Covid, ao auxílio alimento, assistência a vítimas de violência doméstica e vacinas, reafirmando nosso compromisso com a classe", concluiu.