Notícias

[OAB-BA promove seminário sobre disputa por narrativas urbanas e questões raciais]

OAB-BA promove seminário sobre disputa por narrativas urbanas e questões raciais

Realizado pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial, evento aconteceu remotamente na tarde desta terça (18)

A disputa por narrativas urbanas esteve em pauta no seminário "Direito à cidade, legislações urbanísticas e questões raciais". Promovido pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial (CPIR) da OAB-BA, o evento aconteceu remotamente na tarde desta terça (18) e foi transmitido pelo canal da Seccional no YouTube.

O seminário foi realizado como parte do "Cor da Cidade", projeto da CPIR que tem como objetivo levar para dentro da Ordem o debate sobre o combate ao racismo.

A presidente da comissão, Dandara Pinho, agradeceu a presença dos palestrantes e falou sobre sua satisfação em participar do evento. "Sem dúvida, ele trará muito conteúdo para nossa luta antirracista", disse.

Coordenadora científica do seminário, a representante da CPIR Mariane Oliveira destacou a importância do evento e falou sobre a multiplicidade da capital baiana e valorização das narrativas urbanas. "Existem várias cidades e várias narrativas e todas essas vivências compõem as memórias de Salvador", declarou.

A arquiteta Zara Rodrigues agradeceu o convite para participar do seminário e disse esperar que, além das denúncias, o debate proporcione um "espaço de afeto para que os participantes consigam se conectar".

À frente do tema "O que dizem os nomes das ruas?", José Eduardo, do museu do Subúrbio "Acervo da Laje", disse que a cidade está se mostrando cada vez mais múltipla. "Essa geração nova tem forçado a porta para a democratização das nossas memórias, com nossa cara e nossos rostos. E isso é muito importante para nossa cidade, que ainda traz um ranço colonialista", disse. 

José também destacou que a nova geração tem reivindicado narrativas que foram apagadas, como a do Parque São Bartolomeu. "São histórias importantes que disputam uma cidade mais diversa. A memória e os espaços de cultura precisam chegar a todos os locais", disse.

O evento abordou, ainda, os temas "Despejo na Pandemia" e "Guerra às drogas ou guerra aos negros?" e contou com a participação de Gean Almeida (Raízes TV), Maura Cristina (MSTB), Cleide Coutinho (Mandato Pretas por Salvador), Luciene Santana e Apoena Ferreira.