TJDFT e AMB promovem Ciclo de Palestras sobre Adoção

A 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ / DF) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promovem o Ciclo de Palestras sobre Adoção, para comemorar o Dia Nacional da Adoção, neste dia 25 de maio, no auditório da Vara. As inscrições são gratuitas e podem realizadas no local, às 8h, com direito a certificado.

Estão previstas várias palestras durante o período da manhã, trazendo uma visão dos profissionais que lidam com a temática, nas áreas psicossocial e jurídica, em seus três pilares: Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública.

A AMB será representada pelo seu Vice-Presidente, Francisco de Oliveira Neto, que atua como Juiz da Infância e Juventude em Florianópolis. Antes da sua palestra, será exibido o vídeo "Se essa casa fosse minha", material de apoio da campanha da AMB Mude um Destino, de incentivo à adoção.

A 1ª VIJ / DF será representada pelo seu Juiz Titular, Renato Rodovalho Scussel, que abrirá o evento. Profissionais da 1ª VIJ irão traçar um panorama da adoção no DF, por meio de estatísticas, ações e programas que servem de referencial para o país. Entre os destaques, o acompanhamento diferenciado às gestantes que desejam entregar seus filhos em adoção e a capacitação aos profissionais de saúde, para orientá-los sobre como proceder com legalidade em casos de acolhimento de crianças e em outras práticas costumeiras.

No Distrito Federal, existem atualmente 390 pais habilitados para adotar, enquanto há 166 crianças e adolescentes cadastrados para serem acolhidos. As filas, no entanto, não se encontram. O perfil de filho desejado pelas famílias é de crianças até dois anos, cor clara, sem comprometimento de saúde. E o cadastro segue o seguinte padrão: maioria morena ou negra; 91,56% acima de 5 anos; e 70% pertencente a grupos de irmãos, variando entre 2 a 6 membros. O fator etário é determinante na recusa das famílias em adotar, por isso, a 1ª VIJ tem procurado sensibilizar os pais para a adoção tardia.