TRT 8 (PA) realiza Fórum nacional para tratar da gestão no Judiciário

Em março deste ano, o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, sob a presidência do ministro Gilmar Mendes, lançou o Plano Estratégico Nacional do Judiciário e estabeleceu que até 31 de dezembro de 2009, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais, do Trabalho, Eleitorais, Militares e dos Estados devem elaborar seus respectivos Planejamentos Estratégicos. O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com sede em Belém, já possui o seu desde 2007, tendo, agora, que se adequar á estratégia nacional. É com esta finalidade, que o TRT8 promove na quarta-feira, dia 29 de abril, às 9h, no auditório Aloysio da Costa Chaves do Tribunal o seu Fórum de Gestão Estratégica. A grande relevância e atualidade do tema traz à capital paraense, para proferir a palestra de abertura do evento: “A Estratégia do Poder Judiciário”, o juiz Rubens Curado, Secretário-Geral do CNJ.

Desde o início das inscrições já se contabiliza uma grande procura por parte de integrantes do cenário judiciário brasileiro, como desembargadores, juízes, procuradores. A programação será dirigida pela presidente do TRT8, desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, que resgata compromisso assumido em sua posse, quando destacou como uma de suas metas a "realização de um grande Fórum de Gestão para a definição das ações que contribuirão para o alcance de cada um dos objetivos estratégicos da instituição".

A Gestão Estratégica no Judiciário é uma necessidade para que seja assegurada a eficiência e a efetividade da prestação jurisdicional de qualidade ao cidadão. A realização do Fórum será uma rica oportunidade e um convite à discussão sobre as novas mudanças coordenadas pelo CNJ. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.trt8.jus.br/forum

A Justiça do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição nos Estados do Pará e Amapá já possui o seu Planejamento Estratégico desde 2007 e é uma das regiões que apresenta maior carga de processos / ano por magistrado, no primeiro grau, 1.942 processos. A 8ª Região apresentou a menor taxa de congestionamento da Justiça do Trabalho, com apenas 26,8%, enquanto que a média nacional ficou em torno de 50%. Um das funcionalidades do modelo de gestão estratégica é a meta criada para o nivelamento nacional. Até dezembro de 2009, todos os órgãos do judiciário no Brasil, na esfera federal e estadual deverão identificar e julgar todos os processos judiciais distribuídos (em 1º e 2º grau, bem como nos Tribunais Superiores), que estejam pendentes desde 2005.

Serviço: O Fórum acontece no dia 29 de abril (quarta-feira), a partir das 9h, no Auditório Aloysio da Costa Chaves do TRT, na Travessa D. Pedro I, 746 – Umarizal, em frente a Praça Brasil. Informações: 4008-7049 / 4008-7030.