[Coronavírus: OAB na TV debate cuidados nas finanças da advocacia]

Coronavírus: OAB na TV debate cuidados nas finanças da advocacia

O programa recebeu o presidente da Comissão de Direito Empresarial, Gustavo Góis

O advogado e presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB-BA, Gustavo Góis, foi o convidado desta quarta-feira (24) do programa OAB na TV, apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia.

Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h, e a live fica disponível por 24 horas no perfil da OAB-BA.

No programa de hoje, foi debatido os cuidados que a advocacia devem ter com as finanças em tempos de pandemia e a parceria estabelecida pela Seccional com o Banco do Nordeste (BNB), que visa fornecer capital de giro e auxiliar a classe nesse período de grande restrição econômica.

Gustavo Góis ressaltou o cuidado que a Seccional vem tendo, sobretudo ao longo dos últimos meses, em cuidar da classe em todos os aspectos que englobam a profissão. "A OAB-BA tem essa preocupação não somente com os assuntos jurídicos que permeiam a advocacia, mas com a profissão como um todo".

De acordo com o advogado, a gestão financeira dos escritórios não deve ser tratada somente no período de pandemia, mas sim diariamente. Ele ressaltou que aquelas sociedades que sempre se preocuparam com essa questão estão conseguindo atravessar esse período com mais tranquilidade. "A pandemia só veio ressaltar a importância desse tema. Esse momento que estamos vivendo é um divisor de águas e quem não fazia gestão financeira está sofrendo mais e terá que passar a fazer", disse.

Gustavo frisou ainda que a correta gestão financeira dos escritórios é muito importante, sobretudo, porque o valor do empréstimo oferecido pelos bancos está vinculado ao faturamento dessas sociedades. Ou seja, aqueles escritórios que não comprovaram devidamente seus ganhos terão dificuldade em acessar essas linhas.

Segundo o advogado, para o êxito dos escritório é fundamental dividir as despesas dos sócios das despesas do escritório e cortar aquelas despesas que são consideradas supérfluas. Ele frisou que quando não há a separação das despesas é difícil saber a real lucratividade do escritório e que existem medidas simples, como a digitalização de processos, que podem reduzir custos com espaço físico e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade.

Outro ponto levantado por Gustavo Góis foi a necessidade de especialização do nicho que o advogado já vem atuando e a utilização responsável, conforme prevê o regulamento da profissão, da publicidade. "O advogado pode usar as redes sociais para fazer vídeos informativos, publicar textos explicativos e enviar esse material para os seus clientes para que eles sintam que aquele serviço realmente está fazendo uma diferença", concluiu.