"Defender a Constituição é defender a Democracia", afirma Fabrício Castro

Nesta segunda-feira (4), a OAB-BA realizou uma entrega de carteira por meio virtual

A OAB-BA realizou, nesta segunda-feira (4), mais uma cerimônia de entrega de carteira por meio virtual. A solenidade foi feita por uma plataforma de reuniões on-line e teve transmissão pelo canal do Youtube da Seccional. Além do presidente da instituição, Fabrício Castro, participaram da cerimônia membros da Diretoria, conselheiros e o professor e advogado Fernando Santana, que fez a saudação aos novos colegas de profissão.

Fabrício Castro dedicou a cerimônia ao advogado Fernando Schmidt, que faleceu na madrugada de hoje. Fabrício relembrou valores de Schmidt bem como algumas das suas conquistas na vida pública, na advocacia e na gestão da OAB "Era um homem que os tempos de hoje produzem com muito vagar. Era um democrata, tolerante e muito íntegro", disse.

De acordo com o presidente da OAB-BA, o momento que o mundo está vivendo irá transformar de modo definitivo as relações interpessoais. Segundo ele, a pandemia, por sua vez, não deve servir de barreira para a OAB ou a advocacia pararem de trabalhar, mesmo porque a Ordem nunca foi tão importante para o Brasil como vem sendo agora.

Outro ponto levantado pelo presidente foi em relação aos rumos que o país vem tomando. Ele relembrou episódios recentes envolvendo agressão a profissionais da imprensa e apologia a atos ditatoriais para afirmar que a advocacia deve se posicionar em relação à defesa do Estado Democrático de Direitos.

"Nós advogados e advogadas temos uma responsabilidade. Fizemos um juramento de defender a Constituição; e defender a Constituição não é fazer política, é defender a democracia. Esse é o nosso papel. Não podemos deixar que as coisas fiquem do jeito que estão", disse.

Ser advogado é um privilégio
Fernando Santana destacou que ser advogado é um privilégio e que é de grande importância para o êxito profissional pensar nos deveres, na ética, na qualificação e no zelo às prerrogativas da advocacia. Segundo o professor, essa data ficará marcada na vida desses jovens advogados e advogadas não apenas por tudo que ela representa, mas, principalmente, pelo fato da entrega das carteiras ter ocorrido num momento bastante adverso para todo o mundo.

"Imagino que vocês não vão mais se esquecer dessa cerimônia, não apenas pelo ingresso na profissão, mas pelo simbolismo da data. Vocês vão se lembrar que foram investidos advogados e advogadas num momento de grave crise mundial. Uma crise causada pelo coronavírus, pela crise econômica e, lamentavelmente, pela crise política institucional", destacou.

Santana ressaltou ainda o esforço da OAB da Bahia em cumprir a sua missão mesmo em tempos de isolamento social. "A Ordem se afirma sobretudo nos momento de crise de todas as naturezas. Ela está trabalhando e hoje, mesmo através do meio virtual, vem recepcionar todos os novos guerreiros da advocacia".

Ele citou o advogado baiano Sobral Pinto, que frisou que a "a advocacia não é uma profissão para covardes", para dizer que o momento atual exigem coragem e destemor de todos os profissionais do Direito. "É também com essa coragem e esse destemor que a Ordem está funcionando".

Os jovens advogados ainda foram presenteados com o primeiro token digital, uma iniciativa da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) e da OAB-BA. O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, apresentou algumas medidas que a instituição tem tomado para auxiliar os profissionais mais atingidos pelos efeitos da Covid-19 e destacou a importância de todos nós nos adaptarmos aos novos tempos. "Neste novo momento, precisamos nos adaptar. Vocês chegam na instituição num momento que as coisas estão turbulentas pelo mundo, mas também é o momento de fazer a diferença porque tudo isso vai passar".