[Em solenidade na OAB-BA, 52 bacharéis em Direito recebem carteira da Ordem]

Em solenidade na OAB-BA, 52 bacharéis em Direito recebem carteira da Ordem

A cerimônia aconteceu na sede da instituição e reuniu toda a Diretoria

Em uma cerimônia que contou com a presença de toda a Diretoria da Seccional, 52 bacharéis em Direito receberam suas carteiras da Ordem e se tornaram os mais novos advogados e advogadas da Bahia. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (5), no auditório da OAB-BA, e contou ainda com o conselheiro Adilson Affonso de Castro, o representante da Comissão de Direitos e Prerrogativas Roberto Oliveira, além do vice-presidente da OAB Jovem, Lucas Macedo.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, ressaltou que a cerimônia de entrega de carteira é um momento especial onde não apenas os jovens advogados, mas também as suas famílias devem ser parabenizados. Ele destacou que enriquece bastante a Ordem a diversidade de pessoas com diferentes histórias que hoje ingressam nos quadros da Ordem.

"Quando entrei aqui, tínhamos um perfil muito parecido. Quatro ou cinco colégios de Salvador representavam 90% da advocacia. Hoje, nós vemos pessoas que são os primeiros advogados da família, que são filhos de trabalhadores rurais. É bonito ver essa transformação na vida das pessoas", disse.

Fabrício Castro frisou ainda que todo o trabalho da OAB é voltado para a defesa da sociedade, bem como para a melhoria das condições de trabalho da advocacia. "Quando a OAB defende a priorização do 1º Grau, a contratação de juízes, entra com ação para diminuir o valor das custas é para que a advocacia possa trabalhar e servir o cidadão. Quando a OAB realiza eventos na ESA, no interior é porque entendemos a necessidade de capacitar a classe para que vocês possamos seguir na profissão".

Oriundo da Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, o hoje diretor-tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, convidou os novos colegas a participarem da vida institucional para assim fortalecer cada vez mais a classe. "A OAB hoje é aberta a todos que queiram participar e eu convido a todos vocês a ingressarem na OAB porque essa Casa sem a participação da advocacia é uma Casa vazia".

Hermes Hilarião destacou ainda o papel social da OAB e a importância dos advogados e advogadas no fortalecimento da cidadania. "Muitas vezes, as pessoas não compreendem porque a OAB vai à Justiça questionar, por exemplo, a blitz do IPVA. A Ordem tem sim, conforme prevê a nossa Constituição, o papel de cuidar do cidadão, da cidadã e dos interesses da sociedade. É a OAB a voz da sociedade e de todo brasileiro", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA