[OAB-BA empossa membros de 10 comissões]

OAB-BA empossa membros de 10 comissões

A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (20), no Fórum das Família

Nesta quarta-feira (20), em solenidade realizada no auditório do Fórum das Família, integrantes de 10 comissões da OAB-BA tomaram posse. Participaram da cerimônia toda a Diretoria da OAB-BA, o coordenador das comissões, Adriano Batista, e o subcoordenador das comissões, Victor Gurgel.

Em nome dos novos membros empossados, a presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa, Maíra Vida, destacou que as comissões são braços executivos da OAB. Ela frisou ainda que os integrantes dos quadros da Ordem têm o dever de combater toda forma de preconceito e trabalhar pela promoção da Justiça Social.

"É inegável o traço de compromisso da atual gestão junto à defesa da advocacia entendendo que a nossa entidade de classe é uma sociedade civil com valores, princípios e diretrizes que devem falar alto para nós porque regem a nossa prática", disse.

Para Adriano Batista, é muito bom poder ver as comissões com cada vez mais integrantes e o trabalho da Ordem cada sendo fortalecido. "Os advogados e advogadas estão atendendo o nosso chamado de integrar os quadros da OAB e que não basta apenas esperar da Ordem. Vocês estão vendo a necessidade de construir a Ordem conosco e isso é muito importante. Vocês estão vindo fazer a diferença com a gente".

Agentes de transformação
O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, frisou que este ano já foram nomeados 1535 voluntários nas comissões da OAB-BA e que todos esses advogados e advogadas são agentes de transformação social.

"Estamos aqui está aqui para fazer uma transformação em defesa da advocacia, mas também para dar nossa contribuição em todos os temas que interessam à sociedade. As comissões são o coração da OAB, porque são nelas que nascem e se desenvolvem todas as grandes discussões da Ordem", disse.

Sobre o episódio que resultou em punições a advogados, magistrados desembargadores do TJBA, Fabrício Castro reafirmou a necessidade de se distinguir as instituições das pessoas. Ele destacou ainda que a Seccional está colaborando da melhor maneira possível para que os direitos dos acusados sejam respeitados e que a justiça seja feita.

"As instituições seguirão sempre e nós precisamos nesse momento dar a nossa contribuição para que a Justiça da Bahia aproveite a oportunidade para com justiça todos sejam julgados e, após isso, a gente possa ter um Judiciário à altura do que merece a advocacia, a magistratura e, principalmente, os jurisdicionados", concluiu.

Confira as comissões que tiveram membros empossados
Comissão de Prática Colaborativas e Extrajudiciais; Comissão de Direito Condominial; Comissão Especial de Proteção ao Rio São Francisco; Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa; Comissão de Direito Militar; Comissão Especial de Direito Cooperativo; Comissão Especial de Tecnologias Disruptivas, Inovação e Gestão; Comissão de Advogados de Empresas Estatais; Comissão de Apoio à vice-presidência; Comissão Estadual da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA