[OAB-BA promove Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres]

OAB-BA promove Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Ato aconteceu como parte de uma campanha mundial, realizada em cerca de 30 cidades no Brasil e exterior

A Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres ocorreu na manhã do último domingo em cerca de 30 cidades, no Brasil e no exterior. Em Salvador, esse movimento foi organizado pela OAB e pelo Grupo Mulheres do Brasil, contando com apoio da CAAB.

A Comissão de Responsabilidade Social encabeçou o movimento dentro da seccional, que contou com a mobilização do poder público e da sociedade. Mulheres e homens, de todas as idades, participaram do ato vestidos de laranja, cor eleita pela ONU na campanha pelo fim da violência de gênero.

Cartazes e palavras de ordem marcaram a caminhada, defendendo que  “não é  não!”, “mexeu com uma, mexeu com todas”, “chega de assédio!” e “eu meto a colher sim!”, convocando a união global para mudança dessa realidade.

"Ativismo, luta e respeito pelas mulheres" foram as palavras de destaque da vice-presidente da seccional, Ana Patrícia. "Vamos juntos nessa caminhada hoje, amanhã e sempre", reforçou.

A conselheira Cínzia Barreto ressaltou sua satisfação em participar do ato. "É muito bom estar aqui, hoje, domingo, de manhã, com tantos mulheres e homens advogados e pessoas da comunidade, defendendo o direito das mulheres de terem uma vida digna e não sofrerem agressão", disse.

A secretária-geral, Marilda Sampaio, destacou o papel da OAB na defesa dos direitos das mulheres e conclamou a sociedade a participar do ato. "A Ordem defende a humanindade. Vamos todos juntos dar as mãos e defender as mulheres. Chega de violência contra as mulheres", reclamou.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, lembrou que o Brasil é o 5º país do mundo onde mais mulheres morrem por violência de gênero. "Os índices, inclusive, aumentaram esse ano. E é muito importante que toda a sociedade se engaje na luta de combate à violência contra a mulher", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA