Notícias

OAB-BA volta a defender prerrogativas após lançamento de aplicativo

Após lançar o “Prerrogativas Mobile”, aplicativo voltado à defesa das prerrogativas da advocacia baiana, a OAB da Bahia voltou a destacar as garantias da classe, em cerimônia de entrega de carteira, na última terça-feira (15/08), no auditório da entidade, da Rua Portão da Piedade. O tema foi levantado pelo membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da seccional Saulo Guimarães, que falou sobre a importância de a advocacia saber exercer as garantias e conhecer seus instrumentos de tutela.

“Precisamos entender que as nossas prerrogativas não são privilégios, bônus nem penduricalhos que dão status à classe. São direitos da advocacia, para que possa exercer os diretos dos clientes com dignidade”, disse.

Ainda na solenidade, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, voltou a falar que “é possível advogar honestamente na Bahia, mesmo com um Judiciário de primeiro grau falido”. “Ao longo da história, o Tribunal de Justiça aplicou seus recursos no segundo grau, o segundo melhor do país em produtividade, enquanto o primeiro é o segundo pior, criando uma enorme dificuldade de se advogar no estado. Entretanto, mesmo diante de todas essas dificuldades, ainda assim, é possível viver honestamente da advocacia na Bahia”, disse.

Em outra cerimônia de entrega de carteira, também na terça (15), a integrante da OAB Jovem Camila Coutinho afirmou que “a advocacia é uma profissão muito dura, de muito trabalho e muita coragem”. “Por isso peço que nunca parem de estudar e que sempre mantenham a ética, porque, quando estamos amparados por ela, o resto é consequência”, disse.

Participaram das cerimônias o secretário-geral da seccional, Carlos Medauar, os conselheiros Adilson Affonso de Castro e Tamiride Monteiro, o membro da Comissão de Informática Jurídica Adriano Dórea, o membro da OAB Jovem Pedro Bahia e o advogado Ubaldo Brito.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)