Notícias

[OAB Jovem lança Revista Jurídica da Jovem Advocacia Baiana]

OAB Jovem lança Revista Jurídica da Jovem Advocacia Baiana

Produzida em parceria com a ESA-BA e a Liga Acadêmica de Estudos Jurídicos da Bahia, publicação reúne artigos produzidos ao longo dos últimos anos pelos grupos de estudo da OAB Jovem

A OAB Jovem lançou, nesta quarta (29), a segunda edição da Revista Jurídica da Jovem Advocacia Baiana. Produzida em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA-BA) e com a Liga Acadêmica de Estudos Jurídicos da Bahia, a publicação reúne artigos produzidos ao longo dos últimos anos pelos grupos de estudo da OAB Jovem. Por enquanto, está disponível a versão digital da revista. 

Publicada pela Paginae Editora, a obra tem como organizadores o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, a presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, e seu vice, Lucas Macedo. A edição impressa será veiculada a partir do ano que vem na Seccional, nas sedes de subseção e universidades jurídicas. 

Ao ressaltar a importância da obra, o presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, destacou que, por meio da publicação, a OAB Jovem conseguiu abordar temas atuais e pertinentes, sob diferentes aspectos e pontos de vista da jovem advocacia. "Deste modo, a OAB da Bahia segue cumprindo seu papel institucional e honrando o juramento da advocacia de promover o aperfeiçoamento da cultura jurídica em nosso estado", destacou.

Com opinião semelhante, o tesoureiro Hermes Hilarião disse que, ao lançar a publicação, a OAB-BA e a OAB Jovem reforçam seu papel de incentivar a pesquisa e o debate jurídicos, além de atuarem como facilitadoras, "abrindo espaço para manifestação aos que estão chegando".

O vice-presidente da OAB Jovem, Lucas Macedo, lembrou que, apesar de nascer na gestão passada, o projeto foi mantido pela Seccional, porque fomenta a produção de trabalhos acadêmicos. "Estamos muito felizes de ter lançado a 2ª edição, com artigos produzidos pelos integrantes dos  Grupos de Estudos. Essa edição conta com uma imensa variedade de temas, com perspectivas novas dadas pela voz da própria jovem advocacia", ressaltou.

Sobre o processo de produção da revista, a presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, destacou que ela foi produzida durante um ano de muitos encontros, discussões e debates e afirmou que um de seus diferenciais é trazer uma “abordagem acessível e assertiva para tratar dos mais variados temas”. 

Outro diferencial, segundo a diretora da ESA, Thaís Bandeira, foi a "intensa troca de experiências e vivências" dos participantes que deram origem à obra. "Não só dos profissionais, advogados e advogadas, mas também de alunos e alunas da graduação", pontuou.

Dividida em 22 capítulos, a Revista Jurídica aborda temas como "Retrocesso social em meio à crise político-econômica-jurídica", "A necessidade de um plano de negócios para o sucesso do escritório do jovem advogado", "Direito de acesso à justiça e seu reflexo na justiça do trabalho", e "Pandemia do coronavírus, a mistanásia e a responsabilidade civil do estado".

Confira a revista aqui.