Notícias

“Adolescentes precisam de ajuda, não de cadeia”, diz estudante em visita da OAB-BA a Pau da Lima

A OAB da Bahia deu início à edição 2015 do projeto “OAB vai à Escola”. As ações foram realizadas na tarde da última terça-feira (14/04), na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Parada Franch, na Rua Marechal Deodoro, em Pau da Lima. Segundo Eliasibe Simões, membro da Comissão de Direitos Humanos da seccional, “a escolha foi feita através de pedidos da própria comunidade”: “Recebemos pedidos de moradores e estudantes locais e decidimos visitar a escola, para podermos fazer com que estes alunos conheçam melhor a nossa Constituição e tomem conhecimento da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

Para a professora Elizete França, “a visita da OAB proporcionou um momento de reflexão dos alunos acerca dos direitos humanos”: “O projeto fez com que nossos estudantes conhecessem melhor seus direitos, através de um processo de formação de cidadania. A OAB veio, então, como um organismo social e institucional mostrar que a Educação, por si só, não é a única responsável pela formação desses jovens, mas que outros organismos da conjuntura atual também precisam se articular e unir esforços, para qualificar a educação de nossos jovens”, destacou.

A aluna Daniela Silva comemorou a parceria da OAB e falou sobre alguns tabus envolvendo o jovem, como a redução da maioridade penal: “Esse projeto é importante para reforçar o conhecimento dos meus direitos e das minhas obrigações na sociedade. As pessoas costumam achar que adolescente não tem opinião, mas nós temos, sim. Precisamos ser ouvidos. Sobre a questão da redução da maioridade penal, por exemplo, acredito que é um equívoco. Os adolescentes precisam de ajuda, não de cadeia. Às vezes, eles são presos por crimes bestas, por falta de apoio dos pais, e poderão ficar juntos com pessoas que cometeram crimes muito piores, que mataram, estupraram. Às vezes, os próprios pais são usuários ou alcoólatras. O governo precisa, então, parar de tirar dinheiro do povo e nos ajudar”, concluiu a estudante.

OAB vai à Escola

O "OAB vai à Escola" é um projeto que tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula. Noções básicas de direito e cidadania, o funcionamento dos três poderes, em especial o Judiciário, e simulações de mesas, como de conciliação, júri e audiências, integram o projeto.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)