Notícias

Advocacia trabalhista ganha Plantão de Prerrogativas da OAB-BA

A OAB da Bahia, em parceria com a Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), lançou na última quarta-feira (08) um novo serviço de Plantão de Prerrogativas, que funcionará inicialmente todas as quartas-feiras na sede da ABAT, na Justiça do Trabalho, no Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, 1º andar, no bairro do Comércio, em Salvador. O novo serviço conta com advogados plantonistas no atendimento aos colegas e um espaço com computador e internet onde serão recebidas as denúncias de violação das prerrogativas para encaminhamento à OAB-BA. O lançamento foi conduzido pela vice-presidente da seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, acompanhada do secretário-geral adjunto Pedro Nizan Gurgel, e pelo presidente da ABAT, Emerson Mangabeira.

"Esse novo serviço é muito importante para o fortalecimento das prerrogativas dos advogados aqui na Justiça do Trabalho. Precisamos estar juntos para resgatarmos nossa dignidade profissional e garantirmos nossos direitos. O Poder Judiciário precisa compreender que, para que tenhamos uma efetiva prestação jurisdicional, é imprescindível ter a advocacia fortalecida", destacou Ana Patrícia.

O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Adriano Batista, destacou a importância do plantão. "Estamos aqui para atender a demanda dos advogados que atuam na área. Uma demanda que não era tão recorrente, mas que cresceu bastante, tornando indispensável a presença da OAB na Justiça do Trabalho. A partir de hoje, portanto, estamos com mais este canal aberto, para diminuir a distância e abrir diálogo com magistrados, servidores e o Poder Judiciário”, explicou.

Um dos idealizadores e primeiro plantonista do serviço, o diretor de Relações Institucionais da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Victor Gurgel, explicou que inicialmente a OAB está implementando o plantão às quartas-feiras e vai sentir a demanda da classe para ver qual é a real necessidade. "Foi um sucesso, fomos muito bem recebidos, inclusive pelos magistrados. Trata-se de uma parceria importante com a ABAT, que é uma instituição independente, com muito tempo de atuação na Justiça do Trabalho, e eu acho que agora os advogados trabalhistas se sentem ainda mais representados, com a OAB presente fisicamente na Justiça do Trabalho, atuando e sem negociar prerrogativas, pois, como diz o presidente Luiz Viana, as prerrogativas são inegociáveis", afirmou Gurgel.

Ainda durante o lançamento, o grupo visitou varas do fórum e apresentou o Plantão de Prerrogativas, a advogados, magistrados e servidores.

"Essa apresentação foi muito importante para que todos conhecessem o novo serviço e ficassem por dentro de como ele funciona. Todos foram muito receptivos e perceberam a importância desses novos canais de diálogo, que trarão melhorias significativas para a classe”, explicou o presidente da ABAT, Emerson Mangabeira.

Também estiveram presentes no lançamento os conselheiros seccionais Jorge Lima e Adilson Affonso de Castro, que é também vice-presidente da ABAT, integrantes da associação e outros advogados.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)