Advogado José Saraiva é homenageado pela advocacia baiana

Um almoço homenageou, na última sexta-feira (12/12), o advogado manauense José Saraiva, presidente da Comissão de Precatórios da OAB-BA, que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) o Título de Cidadão Baiano, proposto pelos deputados Adolfo Viana e Elmar Nascimento. O evento aconteceu no restaurante Amado, na Bahia Marina, e contou com a presença do presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, do vice, Fabrício de Castro Oliveira, da secretária-geral, Ilana Campos, além de advogados, conselheiros, juízes e desembargadores.
Saraiva, que divide o seu tempo entre Brasília e a capital baiana, foi eleito, no dia 3 de dezembro, presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal e já recebeu, em 2012, da Câmara Municipal, o Título de Cidadão de Salvador.
“Estou muito feliz de ter reconhecido o meu amor pela Bahia e de estar muito próximo da OAB baiana, podendo contribuir, cada vez mais, no que for preciso com o presidente Luiz Viana, para que a nossa Ordem continue cada vez melhor”, destacou José Saraiva.
Presente no almoço, o ministro do STJ Humberto Martins, que também ganhou da ALBA o Título de Cidadão Baiano, recebeu do presidente da subseção de Ilhéus, Marcos Rhem, o pedido formal de criação de duas Varas Federais — uma com instalação imediata e outra com instalação para daqui a dois anos: “Tendo em vista que a nossa subseção tem 27 anos e conta com mais de 16 mil processos em tramitação e apenas um juiz, solicitamos a compreensão do ministro, que falou que já sabia do problema e se manifestou totalmente sensível à causa, dizendo que vai agendar uma visita em Brasília, para que, até 2015, essa Vara esteja funcionando”, explicou Marcos Rhem.
Além de José Saraiva e Humberto Martins, o ministro do STJ Mauro Marques também recebeu o Título de Cidadão Baiano na cerimônia da ALBA, realizada na manhã do dia 12/12. Na ocasião, o desembargador Nilson Castelo Branco, oriundo da advocacia pelo quinto constitucional, foi agraciado com a Comenda 2 de Julho.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)