Notícias

Cerca de 20 entidades comparecem a reunião da Frente Cidadã de Combate à Corrupção

Cerca de 20 entidades comparecerem na reunião para discutir a criação da Frente Cidadã de Combate à Corrupção. Iniciativa da Comissão Especial de Combate à Corrupção da OAB-BA, o encontro aconteceu nesta sexta-feira (26), na sede da Seccional, e contou com as presenças de representantes de órgãos como Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e diversos conselhos regionais. O presidente da comissão, Waldir Santos, explicou que a Frente Cidadã está aberta a todas as entidades que queiram participar e até mesmo para aquelas pessoas que não estejam ligadas a algum órgão, mas estejam igualmente interessadas em construir uma sociedade melhor. 
"Nosso objetivo é entregar à sociedade concretamente a possibilidade de agir contra a corrupção", disse. Ele explicou ainda que a ideia de criar uma Frente que envolva não apenas a OAB, mas outras entidades foi fortalecer e dar capilaridade ao trabalho.
O advogado Vitor Almeida, membro da Comissão Especial de Combate à Corrupção, afirmou que a criação da Frente vem em um momento em que a população está cada vez mais consciente dos males que a corrupção traz e que isso é um fator importante no desenvolvimento das ações. 
"A corrupção mina a capacidade do Estado prover as necessidades dos seus cidadãos, que muitas vezes são vítimas de sobrepreço, superfaturamento, serviços que são pagos e não são prestados, ou são entregues em qualidade inferior. Todo esse prejuízo reflete na degradação social", frisou. 
Também integrante da comissão, Alexandre Medeiros destacou que essa Frente buscará sempre soluções práticas e concretas para o problema sem que haja exposição daqueles que estão combatendo a corrupção. "Haverá um combate à corrupção sem que as pessoas se exponham. Isso preserva, inclusive a integridade do cidadão e evita danos", afirmou.   Confira a lista das entidades presentes:
Associação dos Procuradores do Estado da Bahia
Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON
Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde - AMPASA
Associação Nacional dos Advogados da União
Câmara de Dirigentes Lojistas de Candeias - CDL
Conselho de Alimentação Escolar da Bahia - CAEB
Conselho Regional de Corretores de imóveis - CRECI
Conselho Regional de Enfermagem - COREN
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO
Conselho Regional de Medicina - CREMEB
Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV
Conselho Regional de Psicologia - CRP
Conselho Regional de Técnicos em Radiologia - CRTR
Faculdade Metropolitana de Camaçari – FAMEC
Faculdades de Direito da UFBA
Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe - FETRABASE
Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ
Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia - GLEB
Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE
Ordem dos Advogados do Brasil,  Seccional Bahia – OAB-BA
Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - SINAIT
União das Controladorias Internas da Bahia Associação dos Procuradores do Estado da Bahia - UCIB Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA