Emoção e discurso em defesa da classe marcam posse do CCJA

Em uma noite marcada por muita emoção e palavras de valorização da advocacia, tomou posse o novo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da OAB-BA, que estará à frente da instância pelos próximos três anos. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (25), no auditório do Salvador Trade Center. Estiveram presentes na solenidade o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, a vice-presidente da instituição, Ana Patrícia Dantas Leão, o tesoureiro seccional e ex-presidente do CCJA, Hermes Hilarião, as conselheiras federais Daniela Borges e Ilana Campos, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, o secretário-geral adjunto da CAAB, René Viana, o vice-presidente da CAAB, Pedro Mascarenhas, o vice-diretor da ESA e primeiro presidente do CCJA, Luiz Gabriel Batista Neves, o presidente da subseção de Feira de Santana, Marcus Carvalhal, o presidente da subseção de Lauro de Freitas, Ângelo Ramos, o segundo secretário da ABAT, Jorge Lima, além de diversos conselheiros seccionais e demais integrantes do sistema OAB.
A nova presidente da OAB Jovem, Sarah Galvão, é também a primeira mulher a presidir o órgão. Em seu discurso de posse, ela lembrou que há exatos seis anos tomava posse a primeira Diretoria do Conselho Jovem, na gestão do então presidente seccional Luiz Viana Queiroz.
Ela ressaltou que a criação do CCJA em substituição à Comissão do Jovem Advogado abriu de fato a Ordem para a participação dos profissionais em início de carreira. "Graças ao apoio integral do professor Luiz Viana, da CAAB, dos conselheiros, a OAB Jovem cresceu e vai crescer ainda mais", disse.
De maneira firme, Sarah Galvão defendeu permanência do Exame de Ordem, a paridade de gênero nos quadros da Ordem e o piso salarial para a advocacia. "Não toleraremos nenhum tipo de retrocesso. Esse Conselho seguirá atuando, valorizando e, principalmente, lutando. E eu afirmo que seremos incansáveis na luta pelo piso salarial".
Além de Sarah Galvão, compõem a Diretoria do Conselho Jovem o vice-presidente Lucas Macedo Silva, o diretor de relacionamento com o interior Leonardo de Oliveira Vieira, o diretor de planejamento Mailson Conceição de Jesus, e a diretora de relações institucionais Manuela Iglesias Durr Otero.
Legitimidade pelo trabalho
O presidente Fabrício Castro destacou o protagonismo que a Jovem Advocacia conquistou ao longo dos últimos anos na OAB-BA e os benefícios que a luta do CCJA tem trazido para toda a classe. "Já fizemos muito e nesse triênio precisamos avançar com o pé no acelerador. A cláusula de barreira já acabou na nossa Seccional, o programa Anuidade Zero será implementado ainda no primeiro ano de gestão e todos os descontos para a jovem advocacia serão mantidos", frisou.
Fabrício reforçou que a luta pela valorização da advocacia e o enfrentamento da crise do Judiciário seguirão mais fortes do que nunca. Para isso, conclamou toda a jovem advocacia para participar. Ele disse ainda que bandeiras como o piso salarial serão incrementadas. "Nós vamos cobrar uma resposta do governador, mas buscaremos outras medidas para que na Bahia os advogados tenham sim um piso salarial".
Novo capítulo
O presidente da OAB-BA lembrou ainda a resolução do TJBA que restringe o acesso da advocacia aos magistrados e afirmou que essa medida arbitrária motivou o início de um novo capítulo na defesa das prerrogativas. "Nós não vamos aceitar a violação das nossas prerrogativas. Não vamos aceitar que o nosso atendimento seja limitado pela magistratura", disse.
De acordo com Fabrício Castro, as blitz de prerrogativas serão intensificadas para identificar todos os casos em que o magistrado negar atendimento aos advogados ou não comparecerem às suas varas. Esses situações serão comunicadas diariamente ao Tribunal de Justiça.
"É preciso que cada advogado exerça o seu papel comunicando à OAB para que a Ordem possa fazer a representação. Vamos exigir do Tribunal que ele adote a providência disciplinar contra quem viola prerrogativa da advocacia", afirmou.
Agradecimento
Bastante emocionado, ao passar a presidência da OAB Jovem para Sarah Galvão, Hermes Hilarião agradeceu a todos aqueles que uniram forças ao Conselho Jovem e fizeram do órgão uma instância respeitadas em todo o sistema OAB.
"Desde a criação desse Conselho erramos, acertamos, mas nunca deixamos de trabalhar excessivamente e de sonhar. Deixamos de ser oprimidos, esquecidos, vilipendiados e segregados e passamos a ser respeitados e tratados como prioridade na Ordem", afirmou.
O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, parabenizou todo o Conselho Jovem e se comprometeu a seguir apoiando as bandeiras em favor dos colegas em início de carreira. "Posso aqui de público fazer o compromisso de que nesse triênio a jovem advocacia continuará contando com a Caixa de Assistência".
A cerimônia contou também com homenagens às diretorias jovens que antecederam a atual, presididas por Luiz Gabriel Batista Neves e Hermes Hilarião, e a Luiz Viana e Fabrício Castro, figuras fundamentais para a criação do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia.     Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)