Fernando Santana é homenageado pela Alba com Comenda 2 de Julho

O conselheiro federal da OAB pela Bahia, Fernando Santana Rocha, recebeu, na última quinta-feira (06/08), da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), a Comenda 2 de Julho. A homenagem, proposta pelo deputado Adolfo Viana, aconteceu durante sessão especial no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães e contou com a presença do presidente da Alba, Marcelo Nilo, do deputado Adolfo Viana, do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, do vice, Fabrício de Castro Oliveira, do tesoureiro da seccional, Carlos Medauar, de conselheiros federais e seccionais, advogados, juízes, deputados e desembargadores, além de amigos e familiares do homenageado.
“Considerado uma referência jurídica por toda a comunidade baiana, Fernando sempre exerceu sua profissão com uma dignidade quase sacerdotal, dedicando-se diuturnamente à defesa daqueles que lhe confiam a responsabilidade de funcionar como porta-voz de seu legítimo interesse. Além disso, é conhecido, por muitos, como o maior advogado criminalista em atividade na Bahia. E esse reconhecimento não deriva, apenas, do seu notável saber jurídico, mas da sua honestidade e coragem, sempre com voz altiva em defesa das liberdades. A Bahia tem grande orgulho desse filho”, pontuou Adolfo Viana.
O presidente da Alba, Marcelo Nilo, também destacou a carreira e a importância de Santana para a advocacia baiana: “Todos nós conhecemos a trajetória desse nobre defensor do direito, um dos expoentes mais respeitados da nova geração dos advogados baianos, considerado uma referência no mundo jurídico. E, nesta Casa Legislativa, que representa 15 milhões de baianos, foi aprovada, por unanimidade, a medalha 2 de Julho concedida a ele, um homem que já teve grandes embates nas cortes baianas e nacionais e que, hoje, rende-se à emoção por uma decisão do seu povo”, afirmou.
Representando a diretoria da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa e falou sobre a representatividade de Santana na Ordem: “Quero parabenizar a Alba pela medalha ao nosso conselheiro, porque, efetivamente, ele simboliza a advocacia em que todos nós acreditamos: a advocacia ética, técnica e combativa. Além disso, é um professor extraordinário e um pai devotado. Portanto hoje é um dia de alegria e de festejarmos e parabenizarmos a Alba e a própria Bahia”, disse.
Homenageado do dia, Fernando confidenciou que a solenidade representou “um momento ímpar na sua trajetória”. "Na verdade, essa medalha foi muito emocionante para mim, não porque eu me considero merecedor dela, mas porque representou uma oportunidade que tive de fazer um destaque para o magistério e, sobretudo, para a advocacia, num momento em que a sociedade brasileira vive uma crise de valores, que tem repercutido, inclusive, no exercício da classe, na medida em que suas prerrogativas não estão sendo respeitadas", ressaltou.
Carreira
Advogado criminalista com 46 anos de exercício ininterrupto, Fernando Santana acumula experiências como professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro da Academia de Letras Jurídicas e procurador do Estado da Bahia, além de conselheiro federal da OAB. Foi escolhido, por unanimidade, pela Alba para receber a Comenda 2 de Julho, a mais alta condecoração do Legislativo baiano, instituída para homenagear as pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)