Notícias

OAB de Ilhéus inaugura sede própria após 79 anos

Depois de 79 anos de espera, a subseção da OAB de Ilhéus, a mais antiga da Bahia, ganhou finalmente a sua sede própria na noite desta desta quinta-feira (28), pouco antes da abertura da Conferência Estadual dos Advogados. Uma ampla casa, situada na Rua 14 de Agosto, nº 80, no bairro Cidade Nova, a menos de 200 metros do Fórum, adquirida com recursos do FIDA e totalmente reformada.  A ação integra o Plano de Reformas, Construções e Aquisições de Sedes em execução pela OAB da Bahia, que vai garantir sedes próprias para todas as subseções. Com o projeto, serão construídas novas sedes para Jacobina, Paulo Afonso, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus e Serrinha.
A inauguração aconteceu pouco antes da abertura da Conferência Estadual dos Advogados e contou com a presença do vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, e do presidente do FIDA, Felipe Sarmento, que acompanharam o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, e o presidente da OAB de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, na inauguração da sede própria, um sonho acalentado por gerações de advogados de Ilhéus. O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro também participou da cerimônia e o imóvel ganhou a benção do bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli. O conselheiro seccional Israel Nunes, falecido no início do mês, foi homenageado. O auditório da nova sede da subseção recebeu o seu nome. A sede própria da OAB de Ilhéus, um compromisso assumido por Luiz Viana com os advogados da região, é também o primeiro imóvel do país em afetação imobiliária ao FIDA. “O que acontece hoje na Bahia é um símbolo para outras OABs e outras subseções em todo o país”, disse Luiz Viana, que agradeceu a Felipe Sarmento, Lamachia e “ao presidente Marcus Vinícius Furtado Côelho, um bâtonnier extraordinário, como uma gestão profícua na OAB Nacional, por mais esta Casa da Liberdade”. 
Lamachia lembrou a importância da OAB para a sociedade, destacando que "mais uma sede da OAB significava mais uma sede para a sociedade". O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, agradeceu ao presidente nacional Marcos Vinícius Furtado Coêlho e a Claudio Lamachia pela oportunidade de auxiliar e equipar as seccionais em todo o país e atribuiu o pioneirismo do projeto na Bahia "ao prestígio do presidente Luiz Viana e de sua bancada federal" no CFOAB. O presidente da subseção, Marcos Flávio Rhem, se disse “verdadeiramente emocionado com esse fato histórico para a OAB de Ilhéus”, que completou 79 anos em fevereiro. E destacou a importância do “cumprimento de uma promessa da gestão do presidente Luiz Viana e da nossa diretoria aos advogados de Ilhéus, que se comunga com a gestão do presidente do FIDA, Felipe Sarmento, e do presidente nacional Marcus Vínícius, representado pelo seu vice, Claudio Lamachia”. 
O conselheiro Carlos Alberto Medauar disse que a advocacia de Ilhéus esperou 79 anos por sua sede e agradeceu “à gestão que está impondo ao estado o que se convencionou chamar de nova ordem”. “Agora não vamos mais ouvir que teremos que encerrar as atividades porque o fórum vai fechar”, declarou, referindo-se ao antigo local de funcionamento da subseção. “A gratidão dos advogados de Ilhéus é imensa”, afirmou. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA