Notícias

Jovem Advocacia discute lei de pagamento a advogados dativos e Reforma Trabalhista

A jovem advocacia baiana esteve reunida na noite desta quinta-feira (03/05), em mais uma sessão do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da OAB-BA. Realizado na sede da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), na Rua do Carro, o encontro contou com a presença de advogados e advogadas da capital e interior do estado e teve mesa alta formada pelo presidente do CCJA, Hermes Hilarião, a vice, Sarah Barros, a diretora Joeline Souza, a vice-presidente da Comissão de Direito à Saúde, Érica Meneses, e a diretora da ESA-BA, Thaís Bandeira.

“Estamos mais uma vez aqui, voltados à discussão de temas atuais que afetam a jovem advocacia do estado. Contamos, hoje, com a presença de inúmeros colegas advogados e advogadas, inclusive com a presença daqueles que nunca tinham participado de outras sessões, cumprindo nossa missão de construir uma OAB Jovem democrática e aberta, que permita a participação de todos”, destacou Hermes.

Entre os assuntos em pauta, foram discutidas uma proposta de convênio entre a OAB-BA e a Defensoria Pública do Estado e a aprovação do Projeto de Lei 21861/2016, que estabeleceu o pagamento de honorários a advogados dativos. “Como tivemos a aprovação desta lei pela Assembleia Legislativa na semana passada, decidimos que procuraremos a Comissão dos Advogados Dativos, para podermos alinhar nossos trabalhos e vermos de que forma podemos ajudá-los”, disse Hermes.

Outro ponto em pauta foi a preocupação com os desdobramentos da Reforma Trabalhista. Segundo Hermes, a redução do número de ações trabalhistas tem afligido toda a advocacia, uma vez que tem reduzido o mercado de trabalho. “Sobre esse assunto, decidimos que vamos procurar a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT), para unirmos forças e realizarmos um evento específico sobre o tema e seus desdobramentos no dia a dia da advocacia”, explicou.

A sessão foi encerrada com a discussão sobre a Conferência Estadual da Jovem Advocacia, que será realizada em agosto e contará com o debate dos principais temas ligados aos advogados e advogadas em início de carreira. "Pedimos a todos e a todas que participem e colaborem, pois são eventos desta natureza que permitem que a gente possa tramar e articular projetos e ações em favor da valorização da jovem advocacia baiana. Vamos que vamos!", finalizou Hermes.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)