Lavagem do Bonfim: Fé e emoção marcam cortejo da OAB-BA

Em ato de fé e respeito à diversidade religiosa, dezenas de advogados, diretores e conselheiros da OAB da Bahia participaram, na manhã da última quinta-feira (12/01), do tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim. As festividades começaram já durante a concentração do grupo, realizada na frente do 2ª Distrito Naval.  Enquanto esperavam a celebração ecumênica, realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguida da saída do cortejo oficial das baianas, rumo à Colina Sagrada, os advogados e demais representantes da seccional aproveitaram para agradecer as preces e desfrutar do momento ao lado dos amigos.

Além de entidades culturais, como os afoxés e grupos de capoeira, e dos fiéis, autoridades políticas da capital e do Estado também participaram da celebração.

Entre os representantes da OAB-BA, estiveram presentes o presidente, Luiz Viana, a vice, Ana Patrícia Dantas Leão, o secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel, a tesoureira, Daniela Borges, os conselheiros federais Fabrício de Castro Oliveira, Ilana Campos e André Godinho, os conselheiros seccionais Tamiride Monteiro, Lara Soares, Fábio Basílio, Domingo Arjones e Marcos Sampaio, o presidente da OAB de Feira de Santana, Marcus Carvalhal, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, a diretora geral da ESA-BA, Cyntia Possídio, o presidente do TED, Waldir Santos, e o presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião.

Entoados por hinos religiosos e clássicos da música baiana, ao som da charanga, o grupo confirmou o famoso dito popular de que “quem tem fé vai a pé” e esbanjou energia nos oito quilômetros de trajeto.

“A OAB vem mais uma vez ao Bonfim, integrada às tradições da Bahia em ato coletivo pleno de significados, para o início de mais um ano de lutas”, disse Luiz Viana.

Para Ana Patrícia Dantas, “a Lavagem representa uma demonstração de respeito à cultura da Bahia”. “Esta é uma das nossas maiores manifestações de rua, marcada pela integração entre diversas religiões. E a OAB se agrega à festa em demonstração de respeito ao Senhor do Bonfim e também por entender que este é um momento de interação dos advogados”, destacou.

Fabrício de Castro e Luiz Coutinho também falaram sobre a presença da OAB no cortejo: “Já é tradicional a participação da Ordem neste momento mágico da Bahia, que é a Lavagem do Bonfim. Vamos pedir proteção, agradecer pela vida e pedir força para enfrentar os desafios para construção de uma Justiça melhor para a Bahia”, disse Fabrício. “Foi linda a participação da Ordem neste evento, que reuniu a sociedade baiana, independe da sua crença religiosa. E o papel da CAAB foi, irmanada com a OAB, ajudar os advogados, transportando-os, mais uma vez, com comodidade”, complementou Coutinho.

Ao final do percurso, o grupo celebrou a tão esperada chegada à Colina Sagrada, local onde tradicionalmente acontece a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim. Emoção e fé tomaram conta dos advogados, que deixaram o calor e cansaço para trás, agradeceram as preces alcançadas e se banharam na perfumada água de cheiro das baianas.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)