Luiz Viana destaca ações da OAB-BA diante das greves das Justiças estadual e federal

“A OAB é a instituição do enfrentamento”, afirmou o presidente da Ordem, Luiz Viana Queiroz, em referência à postura da seccional baiana diante da atual crise do Judiciário baiano, agravada pelas greves que assolam as Justiças federal e estadual. O discurso aconteceu durante uma cerimônia de entrega de carteiras da OAB a 49 advogados, na última terça-feira (25/08), no auditório da entidade.
Na solenidade, Viana destacou as principais iniciativas da OAB-BA diante dos movimentos paredistas: “Fomos ao CNJ e obtivemos uma liminar para determinar o funcionamento da Justiça do Trabalho. Também fizemos uma representação junto ao Ministério Público, que entrou com uma ação civil pública, conseguindo uma liminar para a Justiça estadual trabalhar. Nossa parte a gente está fazendo”, destacou Viana.
Ainda sobre as greves, o presidente da OAB da Bahia mostrou-se solidário à pauta dos sindicalistas: “Nós, da OAB, defendemos o que eles estão pedindo. Eles têm direito de reivindicar seus direitos, e nós apoiamos a pauta dos movimentos. Mas é preciso pontuar que esta é uma greve contra os governos estadual e federal, não contra os trabalhadores e a sociedade”, explicou.
A cerimônia contou, ainda, com o discurso do paraninfo Alisson Menezes, vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, que falou sobre o dever e os valores da advocacia: “Nós, advogados, temos uma enorme responsabilidade social. Somos os porta-vozes oficiais dos cidadãos. Nosso principal valor está ligado à defesa do direito do cliente”, afirmou.
Na mesa alta da solenidade, além de Viana e Menezes, participaram o vice-presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira, a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Andrea Marques, o advogado Heber dos Santos Araújo e a chefe do gabinete da presidência da seccional, Ana Paula Mendonça.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)