Publicada em 01/02/2019

Luiz Viana é empossado vice-presidente nacional OAB

Conselho Federal

O ex-presidente da OAB-BA é o primeiro advogado baiano a ocupar o cargo na história da Ordem

O ex-presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, tomou posse na tarde desta sexta-feira (1¬ļ) como vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Luiz Viana foi eleito para o cargo na quinta-feira (31) e integra a Diretoria composta pelo presidente, Felipe Santa Cruz, pelo secret√°rio-geral, Jos√© Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, pelo secret√°rio-adjunto, Ary Raghiant Neto, e pelo tesoureiro, Augusto Ara√ļjo de Noronha. O grupo estar√° no comando da institui√ß√£o at√© 2022.

Primeiro advogado baiano a ocupar a vice-presid√™ncia Nacional da Ordem, Luiz Viana foi eleito conselheiro federal da OAB no √ļltimo dia 21 de novembro, na chapa do seu sucessor no estado. Antes dele, o advogado trabalhista Gilberto Gomes, falecido em 2006, exerceu o cargo de secret√°rio-geral da OAB durante a gest√£o de Rubens Approbato Machado (2001/2004).

Luiz Viana afirmou que a sua chegada à Diretoria do Conselho Federal tem como finalidade servir à classe. "Chego à vice-presidência do Conselho Federal da OAB para servir à advocacia, honrado de estar ao lado de grandes nomes nacionais, Beto Simoneti, Ary Raghiant e José Augusto Noronha, sob a liderança do battonier Felipe Santa Cruz. Será um grande desafio para os próximos 3 anos", declarou.

Em seu discurso de posse, Felipe Santa Cruz destacou a serenidade de Luiz Viana. "Ele √© porto e farol da advocacia, homem sereno, de grande pensamento republicano‚ÄĚ, disse. Felipe Santa Cruz ressaltou tamb√©m a dedica√ß√£o de todos aqueles que se doam pela advocacia.

"Sabemos o sacrif√≠cio que √© o exerc√≠cio da vida da Ordem para homens e mulheres. √Č um trabalho volunt√°rio, que nos retira de casa e muitas vezes √© incompreendido pelas pessoas que nos cercam. √Č uma paix√£o e um compromisso p√ļblico que nos move", afirmou.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, destacou que a chegada de Luiz Viana à vice-presidência nacional é um momento especial para a advocacia baiana. "Contar com Luiz Viana na vice-presidência do Conselho Federal da OAB é o reconhecimento de sua liderança, de sua capacidade. A OAB da Bahia estará mais forte para fazer as lutas que precisa fazer, para a defesa da advocacia. Por conhecermos de perto Luiz, temos certeza que ele fará um trabalho diferenciado, de forma a tornar a OAB uma entidade ainda mais forte e representativa", afirmou.

Agradecimento
Agora ex-presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia agradeceu a equipe que o acompanhou ao longo desse triênio. "Mais uma vez quero parabenizar o meu presidente Felipe Santa Cruz, esse guerreiro e agradecer à minha Diretoria. Cada um de vocês foi fundamental para que chegássemos nesse momento", afirmou.

Ele ressaltou ainda a uni√£o de todo o Sistema OAB. "A maior conquista dessa gest√£o foi a nossa uni√£o, que chega neste momento com o Sistema da Ordem dos Advogados do Brasil absolutamente unido. √Č a OAB dando exemplo ao  Brasil. O Brasil dividido e a OAB unida", concluiu.

Foto: Divulgação/CFOAB