Marcelo Timbó é vencedor da categoria advocacia do VI Prêmio República de Valorização do MPF

O membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da OAB-BA Marcelo Timbó foi o vencedor da categoria “Advocacia de Direitos Coletivos” do VI Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), nesta segunda-feira (04/06), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O trabalho apresentado pelo advogado foi a "Ação contra a obra de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira", ação popular contra o governo do Estado da Bahia, que tem a OAB-BA como amicus curiae.

Timbó concorreu com os projetos finalistas "Violência contra a mulher não tem desculpa, mas consequências" (Projeto Agosto Lilás) e "Os caminhos percorridos para o tombamento municipal da pedra de Xangô em Salvador".

Na sexta edição, a premiação manteve a missão de integrar os principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos. Foram 125 iniciativas inscritas concorrendo em quatro categorias principais: Ministério Público, Jornalismo e Responsabilidade Social, além de Advocacia de Direitos Coletivos.

Os trabalhos foram analisados por 12 jurados convidados pela ANPR, que levaram em consideração os seguintes aspectos: eficiência, alcance social, criatividade, potencial de multiplicação e complexidade.

Fizeram parte da comissão julgadora a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti; o subprocurador-geral da República aposentado e diretor de aposentados da ANPR, Celso Roberto da Cunha Lima (SPGR); a procuradora da República e diretora cultural da ANPR, Lívia Tinôco; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin e Rogério Schietti Machado Cruz; o membro do Conselho Nacional do Ministério Público Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior; a diretora da ONU MULHER, Nadine Gasman; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcus Vinícius; e os jornalistas Vladimir Netto (TV Globo), Ana Dubeux (Correio Braziliense) e Thais Herédia (My News). Com informações da ANPR