Notícias

OAB-BA promove palestra sobre Mediação de Conflitos

A Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA) e a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB da Bahia promoveram, na manhã da última terça-feira, 9/12, a palestra “OAB e a Mediação de Conflitos: Experiências Exitosas”. Sediado na ESA, no Campo da Pólvora, o evento contou com a presença dos palestrantes Ricardo Dornelles, presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restauráveis da OAB-RS, e Samantha Pelajo, Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-RJ, que esclareceram dúvidas e ouviram sugestões do público.
“A mediação é algo histórico, que se baseia em dois princípios básicos. O primeiro é a imparcialidade, contrária à busca de soluções, característica do advogado. O outro é a confidencialidade, necessária ao bem-estar das partes, que se sentem mais à vontade e falam o que realmente pensam. Mas, para conseguir tais requisitos, é preciso estudo e prática. E é aí que a OAB entra, fornecendo a formação necessária aos seus advogados”, explicou Dornelles.
“A mediação sempre teve o cuidado especial da OAB-BA, que estabeleceu como política uma câmara interna, para que a entidade pudesse adquirir know-how e formar mediadores. Nossa perspectiva, agora, é poder ampliar essa câmara e passar a contemplar, futuramente, o público externo também”, disse o presidente da OAB-BA, Luiz Viana.  Além de Viana, participaram da mesa de abertura do seminário o presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Rodrigo Magalhães, o conselheiro seccional André Bonelli e o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia, Filipe Garbelotto
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)